PUBLICIDADE
Topo

Notícias

Trump afirma que vacina contra covid-19 pode estar pronta em um mês

Presidente dos EUA mostra otimismo e vai na contramão de especialistas - Mandel Ngan/AFP
Presidente dos EUA mostra otimismo e vai na contramão de especialistas Imagem: Mandel Ngan/AFP

16/09/2020 00h35

Filadélfia, Estados Unidos, 16 Set 2020 (AFP) - O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, declarou nesta terça-feira (15) que uma vacina contra a covid-19 poderá estar à disposição da população em um mês, mas que a pandemia também poderia desaparecer por conta própria.

"Estamos muito perto de ter uma vacina", declarou Trump, que já vinha apostando em previsões otimistas.

"Estamos a semanas de tê-la, sabe, podem ser três semanas, quatro semanas", continuou, durante uma sessão de perguntas e respostas com eleitores na Pensilvânia transmitida pela emissora ABC News.

Horas antes, o presidente havia dito ao canal Fox News que uma vacina poderia estar pronta "em quatro semanas, mas também poderiam ser oito semanas".

Seus adversários acusam Trump de pressionar os órgãos de regulação do governo e os cientistas para a aprovação apressada de uma vacina, o que ajudaria o republicano nas eleições presidenciais de 3 de novembro contra o candidato democrata Joe Biden, que lidera as pesquisas de intenção de voto.

Especialistas, como o infectologista Anthony Fauci, dizem que a aprovação de uma vacina seria mais provável no fim do ano.

No programa transmitido pela ABC, Trump foi questionado se havia menosprezado a gravidade da pandemia de covid-19, que até o momento matou quase 200.000 pessoas nos Estados Unidos.

"Não a menosprezei. Na verdade, de muitas maneiras, eu a superestimei em termos de ações", respondeu.

O próprio Trump, porém, afirmou durante entrevistas para o novo livro do renomado jornalista Bob Woodward que optou por minimizar a crise para não alarmar os americanos.

Notícias