PUBLICIDADE
Topo

Notícias

SP libera reabertura de parques temáticos na semana que vem

Segundo governador João Doria (PSDB), estabelecimentos deverão cumprir protocolos sanitários - MISTER SHADOW/ASI/ESTADÃO CONTEÚDO
Segundo governador João Doria (PSDB), estabelecimentos deverão cumprir protocolos sanitários Imagem: MISTER SHADOW/ASI/ESTADÃO CONTEÚDO
do UOL

Emanuel Colombari, Lucas Borges Teixeira e Rafael Bragança

Do UOL, em São Paulo

16/09/2020 13h07

Os parques temáticos do estado de São Paulo poderão voltar a funcionar a partir da próxima quarta-feira (23). As atividades têm de ser ao ar livre e só poderão funcionar com 40% da capacidade máxima de público.

O anúncio foi feito pelo governador João Doria (PSDB), em entrevista coletiva no Palácio dos Bandeirantes. As unidades poderão funcionar, no máximo, por oito horas por dia seguindo um protocolos de segurança contra o novo coronavírus.

"Será obrigatório o uso de máscaras por profissionais, fornecedores e por todo o público que ingressar nesses parques", informou Doria. Para garantir a capacidade máxima de 40%, todos os ingressos deverão ser vendidos com antecedência. A fiscalização será feita pela respectiva prefeitura.

Segundo dados do governo paulista, a reabertura de parques temáticos recupera 26 mil postos de trabalho, de forma direta e indireta, no setor.

"Cabe salientar aqui também que essa retomada é significativa à medida que perdemos empregos no turismo no ano de 2020. O turismo havia sido, em 2019, o maior gerador de empregos do estado, com mais de 50 mil empregos segundo o Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados)", afirmou Vinícius Lummertz, secretário de Turismo de São Paulo.

Segundo Lummertz, a reabertura de parques temáticos em São Paulo dá condições "a uma retomada segura", reaquecendo inicialmente o turismo de proximidade.

"Substitui a viagem ao exterior, substitui a viagem interna, até que as coisas se normalizaem no mundo. Dá-se uma opção de descentralização do turismo no estado de São Paulo, mediante essa vocação do estado para parques temáticos organizados", acrescentou o secretário.

Segundo Doria, São Paulo tem o maior conjunto de parques temáticos da América Latina, com mais de 100 estabelecimentos.

Notícias