Topo

Premier italiano debate crise no Mediterrâneo com Erdogan

16/09/2020 09h54

ROMA, 16 SET (ANSA) - O primeiro-ministro da Itália, Giuseppe Conte, e o presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, conversaram por telefone nesta quarta-feira (16) e discutiram diversos temas de importância regional.   

A sucinta nota publicada pelo governo italiano não deu detalhes das discussões, apenas limitando-se a dizer os temas debatidos: "a situação do Mediterrâneo Oriental, as relações entre UE-Turquia, a crise líbia e relações bilaterais".   

Na última semana, Conte foi um dos participantes de uma reunião do chamado grupo EuroMed, que reúne os líderes dos países banhados pelo Mar Mediterrâneo (mais Portugal), e que emitiu uma dura nota contra Ancara por conta das explorações turcas de gás e petróleo na área oriental do Mediterrâneo.   

Os europeus ameaçaram impor sanções econômicas se Erdogan não abrir o diálogo sobre a atual crise que criou com a Grécia.   

Gregos e turcos brigam por questões relacionadas às fronteiras marítimas - onde os primeiros acusam Ancara de invasão em uma disputa que se arrasta desde julho.   

Além das questões migratórias e da guerra civil, a Líbia também é alvo dessas discussões do Mediterrâneo. No fim de 2019, Erdogan fechou um acordo com o governo líbio para explorar os combustíveis fósseis nas águas territoriais do país. Porém, o pacto não é reconhecido por nenhum governo internacional, além de Atenas acusar que a área abrangida entra em suas águas territoriais.   

A ligação desta quarta ocorre cerca de um mês depois de outra conversa entre Conte e Erdogan, realizada em 17 de agosto. À época, o comunicado do governo italiano se limitou a dizer que era preciso "trabalhar para melhorar as relações" entre a União Europeia e a Turquia. (ANSA).   

Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.


Relacionadas

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Premier italiano debate crise no Mediterrâneo com Erdogan - BOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao BOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Notícias