Topo
Notícias

Esse conteúdo é antigo

Dez mil patos são usados no combate às pragas em arrozais na Tailândia

do UOL

Do UOL, em São Paulo

16/09/2020 10h38Atualizada em 16/09/2020 11h21

Dez mil patos foram soltos em plantações de arroz na Tailândia para uma limpeza regular feita para combater pragas na colheita. Em troca, os "dedetizadores" receberão porções de ração e todos os insetos que puderem comer.

Drones capturaram imagens do evento na província rural de Nakhon Pathom, onde os patos adentraram os campos de arroz para devorar pragas, como caramujos, ervas daninhas e alguns insetos.

O uso dos patos no cultivo do arroz já se tornou uma tradição na Tailândia. Com 20 dias de vida, eles já são colocados para percorrer os arrozais da região por até cinco meses. Em seguida, eles retornam às fazendas.

"O benefício [para o criador] é que reduzimos os custos de alimentação dos patos", disse Apiwat Chalermklin, criador que assumiu o negócio de seu pai, à agência Reuters.

Em troca, para os produtores de arroz, os patos ajudam a comer as pragas da fazenda e os fazendeiros podem reduzir o uso de produtos químicos e pesticidas.
Apiwat Chalermklin

Os milhares de patos conseguem limpar uma fazenda de 70 hectares (700 mil m²) em cerca de uma semana. Além de se livrarem das pragas, as aves também ajudam a melhorar o solo das plantações.

"Os patos também pisam na palha do arroz para achatar o solo e isso facilita o arado", explicou o produtor de arroz Prang Sipipat à agência.

A Tailândia é o segundo maior exportador de arroz do mundo e enfrenta uma seca prolongada.

Notícias