PUBLICIDADE
Topo

Notícias

Agências do INSS em São Paulo serão reabertas amanhã

Após suspensão, o INSS retomará parcialmente os atendimentos presenciais em São Paulo, a partir de amanhã - RENATO S. CERQUEIRA/ESTADÃO CONTEÚDO
Após suspensão, o INSS retomará parcialmente os atendimentos presenciais em São Paulo, a partir de amanhã Imagem: RENATO S. CERQUEIRA/ESTADÃO CONTEÚDO

16/09/2020 17h59Atualizada em 16/09/2020 18h18

O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) anunciou que, a partir de amanhã, retomará parcialmente os atendimentos presenciais, com a reabertura de 128 agências no estado de São Paulo. As unidades podem ser consultadas no site.

A medida vem após reversão da decisão judicial do TRF3 (Tribunal Regional Federal da 3ª Região), que havia suspendido a reabertura gradual de suas unidades paulistas.

Nesta primeira etapa da retomada, após mais de cinco meses de atendimento remoto, as agências atenderão apenas segurados agendados e em horário reduzido, das 7h às 13h. Serão priorizados os seguintes atendimentos: avaliação social, cumprimento de exigência, justificação administrativa e reabilitação profissional.

Para todos os serviços, o segurado deve realizar o agendamento pelo Portal Meu INSS (site e aplicativo) ou pelo telefone 135. Segurados sem agendamento não serão atendidos nas agências, para evitar aglomerações, conforme determinações do Ministério da Saúde.

Medidas de segurança

Na decisão, o TRF3 afirma que o INSS "adotou medidas para garantir a segurança tanto dos segurados quanto dos servidores". Segundo o órgão público, a Justiça também reiterou o "caráter essencial" de seus serviços e afirmou que a não realização de alguns deles, que só podem ser realizados presencialmente, "trazem prejuízos aos segurados".

Por enquanto, serão feitos menos atendimentos em relação ao pré-pandemia, para não causar superlotação das agências. Nelas, o uso de máscaras e a medição da temperatura corporal será obrigatória.

Com documento de identificação em mãos, o segurado que estiver agendado e chegar à agência sem máscara, receberá uma máscara descartável para que possa acessar as dependências do INSS.

Para o distanciamento social, o ideal é que a visita aconteça sem acompanhantes ou crianças. No entanto, eles poderão acessar as agências caso seja inevitável. Segurados com algum sintoma de covid-19 terão de reagendar o serviço.

Demais serviços

Os serviços que não estarão disponíveis de forma presencial neste primeiro momento, continuam disponíveis pelos canais remotos: o Portal Meu INSS (site e aplicativo) e o telefone 135. Além disso, o regime de plantão para tirar dúvidas continua enquanto o atendimento presencial não for totalmente retomado, atendendo aqueles que têm dúvidas em relação ao uso dos canais remotos de atendimento.

Notícias