Topo
Notícias

Macron chega a Bagdá para primeira visita oficial ao Iraque

02/09/2020 14h49

Bagdá, 2 set (EFE).- O presidente da França, Emmanuel Macron, desembarcou em Bagdá nesta quarta-feira para sua primeira visita oficial ao Iraque, onde se encontrará com o mandatário iraquiano, Barham Salih, e com o primeiro-ministro do país, Mustafa Al-Kadhimi, noticiou a emissora de TV estatal "Al Iraqiya".

Macron chegou a Bagdá após uma visita de dois dias a Beirute, a capital do Líbano devastada pela explosão de 4 de agosto, e onde pressionou as autoridades para acelerar a formação de um novo governo em meio a pior crise do país.

Ontem, o governo do Iraque anunciou no Twitter a chegada do francês e destacou que "a França é uma companheira e amiga do Iraque que apoiou as Forças Armadas iraquianas na guerra contra o Estado Islâmico (EI)".

A chegada de Macron ocorre duas semanas após a visita da ministra da Defesa francesa, Florence Parly, que reiterou em Bagdá seu compromisso em treinar as forças iraquianas e seu apoio como parte da coalizão internacional na luta contra o EI, depois que os Estados Unidos expressaram sua intenção de em breve deixar o país.

A aliança internacional, liderada pelos americanos, começou em março a retirar suas bases do Iraque, que vem entregando às forças iraquianas sob o argumento de avanços na luta contra o EI e o bom desempenho do exército local.

Desde então, entregou oito bases em um processo que começou em meio ao aumento da tensão entre os EUA e Iraque após o assassinato do general iraniano Qasem Soleimani, no início de janeiro. EFE

nr-cgs/phg

Notícias