Topo
Notícias

Durante pandemia, empresas fazem até happy hour e festa junina online

Festa junina da BlaBlaCar: eventos virtuais estão se popularizando por causa da pandemia - Divulgação/BlaBlaCar Brasil
Festa junina da BlaBlaCar: eventos virtuais estão se popularizando por causa da pandemia Imagem: Divulgação/BlaBlaCar Brasil
do UOL

Diogo Antônio Rodriguez

Do UOL, em São Paulo

14/08/2020 04h00

Resumo da notícia

  • Pandemia popularizou o uso de ferramentas webmeeting para integrar e estimular a socialização entre funcionários
  • Além de festa junina e happy hour, empresas como Roche, Veracel e BlaBlaCar tem criado jogos, shows e debates online
  • Especialista acredita que o novo formato, mais barato para empresas, pode continuar mesmo após a pandemia

Impossibilitadas de reunir funcionários, empresas como Roche, BlaBlaCar e Royal DSM êm realizado festas da mesma maneira que trabalham: remotamente. Os aplicativos de webmeeting, muito utilizados para reuniões, também foram cooptados para estimular a socialização e a integração das equipes.

"Várias companhias estão encontrando formas criativas de comemorar: happy hour virtual, festa junina remota, truco online, aniversariantes do mês, sessões de saúde e bem estar coletivo virtual, entre outras opções", relata Mayra Fragiacomo, consultora estratégica de comunicação e recursos humanos na Job Transition.

Festa junina virtual da Royal DSM - Divulgação/Royal DSM - Divulgação/Royal DSM
Funcionário e sua família participam da festa junina da Royal DSM
Imagem: Divulgação/Royal DSM
Segundo Renata Medeiros, diretora de RH da Royal DSM, "esse foi o modo que encontramos para não deixar passar em branco a festa junina, que é uma tradição para nós". A empresa aproveitou o novo formato para reforçar vínculos com colaboradores em outros 12 países. Os participantes enviaram vídeos com apresentações de músicas tradicionais e fotos trajando roupas típicas, para participar de um concurso interno.

Para a Veracel Celulose, o São João era inadiável. "Estamos localizados em Eunápolis, no sul da Bahia, e o mês de junho é tipicamente tomado pelas festividades, em todo o estado. Por isso, tínhamos que fazê-lo", afirma Dienane Brandão, gerente de desenvolvimento humano e organizacional.

Bebendo (e jogando) na frente do computador

A Veracel também já organizou o Dia das Mães e Dia dos Pais, cafés da tarde e festa para os aniversariantes do mês. Além, claro de um happy hour que ocorre a cada 15 dias, às sextas feiras. "O objetivo é papear, jogar conversa fora, após o horário de expediente", afirma Dienane. "Essa conexão sempre foi importante e se tornou mais ainda com a pandemia."

Happy hours virtuais também estão na agenda da BlaBlaCar Brasil. "O aspecto que mais faz falta ao time com o home office é a interação social com os colegas", diz Nara Farias, gerente de comunidade e relacionamento. A companhia também tem investido em promover interatividade por meio de outras atividades, como jogos. "Fizemos sessões online de 'Imagem & Ação' ou 'Stop'; foi bem divertido", relata Nara.

Um dos happy hours da Roche Farma Brasil foi animado pela Banda Roche, composta por funcionários. Outro serviu como pausa para reflexão: o tema foi a comunidade LGBT. "Os colaboradores puderam debater de maneira espontânea e colaborativa", afirma Rodrigo Cezar, gerente de eventos e viagens da empresa.

A "invasão" acidental de webmeetings por cônjuges, filhos ou animais de estimação também inspirou um outro formato de confraternização na Roche. "Fizemos um encontro chamado 'Minha Família É Show', em que convidamos os familiares dos colaboradores para apresentar seus talentos", conta Cezar.

Você toparia uma festa virtual mesmo depois da pandemia?

Confraternização online - Chris Montgomery/Unsplash - Chris Montgomery/Unsplash
Eventos corporativos online podem ser mantidos mesmo após pandemia
Imagem: Chris Montgomery/Unsplash
Esse novo tipo de evento, porém, tem suas complexidades. "Interagir presencialmente é muito mais fácil e prazeroso do que virtualmente", explica Mayra Fragiacomo, da Job Transition. "É preciso que o departamento de recursos humanos faça um esforço muito maior para conseguir integrar todas as pessoas que estão participando".

Outro ponto a ser considerado é a infraestrutura disponível para os participantes. "Ouvimos muitos relatos de problemas relacionados à conexão da internet, que geralmente oscila muito", afirma Fragiacomo.

Por outro lado, as comemorações virtuais exigem menos gastos com logística e infraestrutura, e podem até deixar de ser "excepcionalidade" e se tornar uma opção oficial. "Ainda vamos precisar de bastante tempo para retomada dos eventos com público. E, mesmo quando superada a pandemia, acredito que essas festas serão mantidas, intercaladas com eventos presenciais", conclui.

O Prêmio Lugares Incríveis para Trabalhar é uma iniciativa do UOL e da Fundação Instituto de Administração (FIA) que vai destacar as empresas brasileiras com os mais altos níveis de satisfação entre os seus colaboradores. Os vencedores serão definidos a partir dos resultados da pesquisa FIA Employee Experience, que vai medir o ambiente de trabalho, a cultura organizacional, a atuação da liderança e a satisfação com os serviços de RH. As inscrições estão abertas até o dia 12/9 e podem ser feitas, gratuitamente, no site da pesquisa FIA Employee Experience.

Notícias