Topo
Notícias

Esse conteúdo é antigo

ONU: 43% das escolas do mundo não tinha instalações para lavar as mãos em 2019

Unicef e OMS afirmam que mais 800 milhões de crianças não tinha acesso à água e sabão - Getty Images
Unicef e OMS afirmam que mais 800 milhões de crianças não tinha acesso à água e sabão Imagem: Getty Images

Da AFP, em Genebra

13/08/2020 14h31

43% das escolas do mundo "não tinham instalações básicas para lavar as mãos" em 2019, quando estourou a nova epidemia de coronavírus, destacaram duas agências da ONU hoje.

A OMS (Organização Mundial da Saúde) e o Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância) estimam que 818 milhões de crianças em todo o mundo não tinham acesso a água e sabão em 2019, "colocando-as em maior risco de contrair o novo coronavírus e outras doenças contagiosas".

"Nos 60 países onde os riscos de uma crise de saúde e humanitária são muito altos devido à covid-19, três em cada quatro crianças não tinham como lavar as mãos nas escolas quando a epidemia surgiu", explicam essas organizações.

"O acesso a um abastecimento de água e higiene mínima são essenciais para prevenir a infecção em todos os ambientes, incluindo escolas", disse Tedros Adhanom Ghebreyesus, diretor-geral da OMS, em um comunicado conjunto.

E por isso "deve ocupar um lugar central nas estratégias dos governos com vista à reabertura e ao funcionamento seguro das escolas num momento em que a pandemia covid-19 continua", acrescentou.

Para Henrietta Fore, diretora-geral da Unicef, "a aprendizagem das crianças é uma prioridade e é necessário ter certeza de que as escolas podem abrir com segurança, incluindo lavatórios, água potável e saneamento adequado".

Notícias