Topo
Notícias

Eletrobras lucra R$4,6 bi no 2° tri com revisão tarifária, queda de 17% ano a ano

No acumulado do semestre, a Eletrobras teve lucro 29% inferior ao do ano passado -
No acumulado do semestre, a Eletrobras teve lucro 29% inferior ao do ano passado

Luciano Costa

Da Reuters, em São Paulo

13/08/2020 08h21

Por Luciano Costa

SÃO PAULO (Reuters) - A elétrica estatal Eletrobras registrou lucro líquido de 4,6 bilhões de reais no segundo trimestre, favorecida por uma revisão tarifária de seus ativos de transmissão, mas o resultado ainda ficou 17% abaixo do visto no mesmo período do ano passado.

A maior empresa de eletricidade da América Latina teve lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda) 483% maior na comparação anual, de 7,78 bilhões de reais, com impacto positivo de 5,5 bilhões de reais devido à revisão das tarifas de transmissão.

Excluídos efeitos não recorrentes, porém, o Ebitda ajustado foi de 2,4 bilhões de reais, com queda de 19% ante mesmo trimestre de 2019.

A receita operacional líquida da Eletrobras somou 11 bilhões de reais entre abril e junho, alta de 68%.

A companhia, responsável por um terço da geração e metade da rede de transmissão de energia do Brasil, registrou investimentos de 380 milhões de reais no período, valor 43% abaixo do registrado em 2019.

A elétrica ainda registrou impacto negativo de 195 milhões de reais devido à variação cambial.

As receitas com geração somaram 4,8 bilhões de reais no trimestre, contra 5,3 bilhões no mesmo período do ano passado. Já as de transmissão avançaram para 7,5 bilhões de reais, contra 2,5 bilhões de reais no ano anterior.

A estatal encerrou o trimestre com 14,7 bilhões de reais em caixa e equivalentes de caixa.

Com isso, a dívida líquida ficou em 19,6 bilhões de reais, contra 19,97 bilhões no mesmo período de 2019.

A alavancagem, medida pela relação entre dívida líquida e geração de caixa (Ebitda) recorrentes, ficou em 1,5 vez, contra 2,1 vezes no ano anterior.

A companhia também registrou significativa redução no número de empregados, para 12,5 mil, contra 15,5 mil anteriormente, com programas de demissão voluntária.

A Eletrobras disse que essas demissões ajudaram a reduzir custos com pessoal, material, serviços e outros (PMSO) em 26% na comparação ano a ano, para 1,67 bilhão de reais.

No caso da revisão tarifária dos ativos de transmissão, aprovada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) em junho, a companhia explicou que foi impactada positivamente pelo reconhecimento de valores adicionais em indenizações recebidas por meio das tarifas após ter aceitado renovar antecipadamente contratos de concessão entre 2012 e 2013.

No primeiro semestre, o lucro da Eletrobras somou 4,9 bilhões de reais, com queda de 29% frente aos 6,9 bilhões de reais nos primeiros seis meses de 2019.

Notícias