Topo
Notícias

Conheça o supercarro a hidrogênio que passa de 350 km/h e acelera como F1

Hyperion XP-1 - Divulgação
Hyperion XP-1 Imagem: Divulgação
do UOL

Do UOL

Em São Paulo (SP)

12/08/2020 12h59

Depois de trabalhar por uma década no modelo, a Hyperion Motors divulgou seu XP-1. A fabricante diz que o veículo será apenas comercializado a partir de 2022 e tem como finalidade promover a infraestrutura da locomoção a hidrogênio.

A marca norte-americana planeja construir uma rede de postos de hidrogênio semelhantes aos Superchargers feitos pela Tesla.

Os números do veículo impressionam, com 0 a 100 km/h em 2,2 segundos, velocidade máxima de 350 km/h e um alcance de mais de 1.600 km. O chassi é feito de titânio e fibra de carbono, e seu peso é relativamente baixo, com 1.031 kg. O carro também conta com tração nas quatro rodas e transmissão de três marchas.

"O hidrogênio traz todos os benefícios da energia elétrica com peso menor", afirma Angelo Kafantaris, CEO da companhia.

"Você pode correr, porque o hidrogênio não se importa com o calor. E você pode fazer hidrogênio a partir do excesso de energia solar da rede. Criar hidrogênio é mais verde do que fazer baterias."

O corpo do carro inclui elementos aerodinâmicos ativos que funcionam como painéis solares. Os escapamentos de cilindro duplo são funcionais, mas o que sai é vapor d'água desionizado. O Hyperion XP-1 deve ser limitado a 300 unidades.

Notícias