Topo

Esse conteúdo é antigo

SP: Reforço em setembro deve priorizar aluno com dificuldade em aula online

Rossieli Soares da Silva disse que atividades de reforço em setembro deve priorizar alunas com dificuldades em aulas online Imagem: Renato Costa/Estadão Conteúdo

Do UOL, em São Paulo

10/08/2020 08h20

O secretário de Educação do Estado de São Paulo, Rossieli Soares, disse hoje, em entrevista à Rede Globo, que a oferta de reforço escolar presencial em setembro deve priorizar os alunos que têm enfrentado dificuldades de acompanhar as aulas online.

Na última sexta-feira, o Governo paulista anunciou o adiamento da volta às aulas presenciais para o dia 7 de outubro. Porém, será permitida a reabertura das escolas públicas e particulares, a partir de 8 de setembro, para a realização de atividades de reforço e acolhimento em regiões do estado que tenham permanecido na fase amarela do Plano São Paulo por pelo menos 28 dias.

"O ideal é focar nos que mais precisam, naqueles que não estão conseguindo acompanhar as aulas online, seja por falta de equipamentos, seja para aqueles que têm o equipamento, mas não se adaptaram. As dificuldades também são para quem não conseguiu adaptar. O ideal é que seja focado em recuperação e reforço. (Conteúdo) curricular, a partir de 8 de outubro, na primeira etapa", disse.

Segundo Rossieli Soares, os detalhes de como funcionará o período de reforço serão definidos em uma regulamentação específica que deve ser publicada nos próximos dias. Porém, ele reforçou que as atividades em setembro serão opcionais.

"A partir de 8 de setembro, regionalizado, com 28 dias no amarelo, as escolas estaduais, particulares e municipais poderão ofertar reforços escolares, recuperação aos estudantes. Poderemos fazer algumas atividades desde que a escola queira, a família queira. É extremamente opcional para ficar nos que mais precisam", disse.

Apesar desta possibilidade, algumas prefeituras que cumprem os requisitos não pretendem oferecer atividades presenciais em setembro. A Prefeitura de São Paulo, por exemplo, optou por não reabrir as escolas neste prazo, informou a Secretaria Municipal de Educação da capital. A medida valerá para as escolas particulares também.

Sem ano perdido

Na entrevista, Rossieli ainda refutou reclamações de que a ausência de aulas presenciais por um longo período signifique em um ano perdido. "Não dá para falar em ano perdido, valorizar todo o trabalho que os professores já fizeram até aqui, buscando superar as dificuldades é incrível que temos aqui fazendo esforço", disse.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

SP: Reforço em setembro deve priorizar aluno com dificuldade em aula online - BOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao BOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Notícias