Topo
Notícias

Trump assina decretos de ajuda econômica após fracasso de negociações com Congresso

08/08/2020 19h50

(Reuters) - O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assinou no sábado uma série de decretos para oferecer alívio econômico adicional aos norte-americanos atingidos pela pandemia do coronavírus depois que seus negociadores não conseguiram chegar a um acordo com o Congresso.

Trump disse que as medidas darão 400 dólares adicionais por semana a dezenas de milhões de norte-americanos que ficaram desempregados durante uma crise de saúde que deixou mais de 160.000 mortos no país, menos do que os 600 dólares aprovados anteriormente.

Algumas das medidas podem ser contestadas na Justiça, já que a Constituição dos Estados Unidos dá autoridade ao Congresso sobre os gastos federais.

"Este é o dinheiro de que precisam, é o dinheiro que desejam, é um incentivo para voltar ao trabalho", disse Trump sobre a extensão do pagamento por desemprego.

Os republicanos argumentam que manter os pagamentos no nível anterior, mais alto, teria sido um desincentivo para os norte-americanos desempregados tentarem voltar ao trabalho, embora vários economistas, incluindo alguns do Federal Reserve, rejeitem essa afirmação.

Trump também disse que suspenderá a cobrança de impostos sobre a folha de pagamento, que financiam a Previdência Social e outros programas federais, uma ideia que ele levantou várias vezes, mas foi rejeitada pelos democratas e seus próprios republicanos no Congresso.

Notícias