Topo
Notícias

Ufinet tem interesse em unidade de fibra óptica da Oi, dizem fontes

07/08/2020 08h58

Por Stephen Jewkes e Carolina Mandl

MILÃO/SÃO PAULO (Reuters) - A empresa latino-americana de redes de fibra óptica Ufinet, controlada pela Enel e pela firma de private equity Cinven, fez uma oferta não vinculante para a unidade de fibra do Oi, disseram duas fontes familiarizadas com o assunto.

Como parte de seu plano de reestruturação para sair da recuperação judicial, a empresa brasileira de telecomunicações pretende vender até 51% da unidade de infraestrutura de fibra InfraCo para financiar sua expansão.

A Ufinet, operadora atacadista de redes de telecomunicações por fibra, possui mais de 70.000 quilômetros de redes de cabos ópticos na América Latina, incluindo o Brasil.

O grupo italiano de energia Enel detém 21% da empresa, mas tem controle conjunto com a Cinven, que detém o restante. A Enel tem opções que expiram no final de 2021 para assumir o controle total.

"O acordo faz sentido para a Enel, pois possui ativos de rede no Brasil e pode alavancar a rede de fibra óptica", disse um executivo de banco de investimento próximo ao assunto.

A Enel, que colocou a digitalização no centro de sua estratégia, é uma das maiores operadoras de rede de energia estrangeira da América do Sul, onde também possui operações de energia renovável.

Na Itália, possui metade da fibra aberta do país, que está lançando banda larga rápida em todo o território.

Além da Ufinet, um fundo de infraestrutura administrado pelo Banco BTG Pactual e a Highline do Brasil, uma empresa do portfólio da empresa de private equity Digital Colony, também estão entre os concorrentes da unidade de fibra da Oi, disseram fontes.

Uma reportagem da revista Exame nesta semana disse que qualquer acordo com a InfraCo poderia envolver cerca de 11,5 bilhões de reais, incluindo um aumento de capital.

Enel e Cinven se recusaram a comentar.

Notícias