Topo
Notícias

Beirute tem noite de protestos contra governo por explosões

07/08/2020 07h40

BEIRUTE, 7 AGO (ANSA) - A noite desta quinta-feira (06) foi marcada por uma série de protestos de moradores de Beirute contra o governo da cidade e do Líbano por conta das explosões registradas na área portuária da cidade no dia 4 de agosto.   

No meio da escuridão - a capital libanesa sofre com constantes quedas no fornecimento de energia - dezenas de pessoas se manifestaram pedindo explicações sobre o incidente e culpando as autoridades por permitirem o armazenamento das 2.700 toneladas de nitrato de amônio sem medidas de segurança.   

Em alguns momentos, militares repreenderam os manifestantes com bombas de gás para dispersar o protesto e algumas pessoas ficaram feridas. Em imagens nas redes sociais, é possível ver pequenos focos de fogo em meio às ruas destruídas.   

Apesar das investigações estarem em andamento, não há dúvidas de que a manutenção de uma quantidade enorme do produto químico em uma área sem proteção foi o que deu a dimensão da tragédia.   

O produto estava armazenado no porto há seis anos após uma apreensão dos agentes alfandegários e, segundo documentos divulgados pela "Al Jazeera", houve o envio de ao menos cinco cartas à Justiça questionando o que fazer com o material. O nitrato de amônio é muito utilizado na produção de fertilizantes agrícolas, mas também pode ser usado na fabricação de bombas caseiras. Há investigações em curso sobre a questão também.   

O governo já determinou a prisão domiciliar de diversos funcionários e autoridades que atuavam no porto de Beirute como forma de dar alguma resposta à população. Em nota oficial da Procuradoria Militar do Líbano, os detidos são 16 pessoas entre dirigentes do conselho de administração, agentes alfandegários e operários que atuavam na manutenção e armazenamento do local.   

Outras duas pessoas foram ouvidas, mas não tiveram sua prisão determinada. Entre os detidos, de acordo com a emissora norte-americana "ABC", estaria o diretor do porto, Hassan Koraytem.   

- Balanço de vítimas é atualizado: O governo de Beirute atualizou nesta sexta-feira (07) os números da tragédia na capital libanesa. Até o momento, são 157 mortes confirmadas e mais de cinco mil pessoas feridas.   

No entanto, o governo não confirma quantas pessoas ainda estariam desaparecidas. Conforme uma fala do ministro da Saúde, Hamad Hasan, no último dia 5 de agosto essa quantidade estaria na casa de "dezenas".   

- UE fará conferência: A França anunciou que no próximo domingo (09) realizará uma videoconferência para arrecadar fundos financeiros para Beirute. Segundo a Comissão Europeia, também os líderes dos principais órgãos do bloco europeu participarão da ação. (ANSA).   

Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.


Notícias