PUBLICIDADE
Topo

Notícias

Itália alerta para risco de geleira desabar no Mont Blanc

05/08/2020 18h15

COURMAYEUR, 5 AGO (ANSA) - As autoridades da região do Vale de Aosta, no norte da Itália, alertaram nesta quarta-feira (5) que parte da geleira Planpincieux, no lado italiano do maciço Mont Blanc (Monte Bianco, em italiano), pode entrar em colapso e iniciaram a evacuação de moradores da área.

Por conta do risco de avalanche, o prefeito da pequena cidade de Courmayeur, Stefano Miserocchi, ordenou a retirada de famílias de cerca de 30 casas localizadas na parte inferior de Val Ferret, além de determinar o fechamento da estrada municipal do vale.

No primeiro momento, todas as pessoas deslocadas, incluindo turistas, serão recebidas na pista de gelo de Courmayeur, com a colaboração da Cruz Vermelha. "Para os moradores, avaliaremos as soluções a serem encontradas, enquanto que os turistas terão que encontrar outras medidas", explicou o prefeito.

A decisão foi tomada após uma reunião emergencial com técnicos regionais, na qual foram fornecidas imagens da situação dramática decorrente do aumento da temperatura. Desde 2013, o glaciar Planpincieux é objeto de estudos da Fundação Montanha Segura, que visa ter mais informações sobre os colapsos que ocorrem frequentemente na área.(ANSA)

Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.

Notícias