Topo
Notícias

Corcel a 200 km/h? Perito analisa vídeo e diz se velocidade é fake ou real

Corcel azul 1976 que viralizou tem motor turbinado e é da serra gaúcha; perito analisou vídeo e constatou velocidade de 173 km/h - Reprodução
Corcel azul 1976 que viralizou tem motor turbinado e é da serra gaúcha; perito analisou vídeo e constatou velocidade de 173 km/h Imagem: Reprodução
do UOL

31/07/2020 04h00

Nesta semana, o vídeo de um Ford Corcel I acelerando a quase 200 km/h em uma rodovia do Rio Grande do Sul causou alvoroço nas redes sociais.

UOL Carros já localizou o Corcel, modelo 1976, e falou com um amigo do proprietário. Pedindo anonimato, a fonte revelou que o Ford, emplacado em uma pequena cidade da serra gaúcha, tem sob o capô um motor 1.8 AP da Volkswagen, turbinado e forjado. O amigo sustenta que o veículo de fato atingiu a velocidade exibida na gravação.

O dono do Corcel não quis dar entrevista, assustado com a repercussão.

Nos comentários da reportagem de UOL Carros e também nas redes sociais, muitos internautas ainda duvidam que o Corcel estivesse tão veloz.

Procuramos Isaac Silva, perito criminal do IGP-RS (Instituto-Geral de Perícias do Rio Grande do Sul), para saber a sua opinião.

Silva concluiu que o Ford Corcel I 1976 preparado atingiu velocidades "compatíveis com as mencionadas no vídeo".

"Analisei dois trechos, usando sinalizações na via, como placas. Peguei a distância pelo aplicativo Google Earth e calculei velocidades de 174 km/h e 132 km/h. Ou seja, a menos que o vídeo tenha edições, o que precisaria de uma análise mais detalhada, as velocidades atingidas pelo Corcel são realmente altas".

Dono está 'preocupado'

Ford Corcel 1976 200 km/h - Reprodução - Reprodução
Corcel traz sob o capô um motor AP 1.8 turbinado bem mais forte do que o original
Imagem: Reprodução

Segundo relato do amigo, o vídeo que se tornou viral foi captado no fim de semana passado, nos arredores das cidades gaúchas de Cambará do Sul e São Francisco de Paula.

A fonte diz desconhecer os autores e não sabe informar a potência do Corcel. No momento da gravação, o proprietário estava viajando com o pai, rumo a uma praia.

"Não sabemos quem gravou. Assustaram ele, falando que pode tomar um processo e multa. Ele tem o carro por capricho e 'rala' muito. É um cara bem simples e está bem preocupado com a repercussão disso".

Como o vídeo foi gravado

O vídeo foi captado aparentemente do interior de um Land Rover, que segue o sedã fabricado na década de 1970.

O carona vai dizendo a velocidade na qual o SUV estaria rodando e exibe o painel digital do utilitário esportivo para "comprovar" o que diz.

"130 km/h, isso aí não é possível", comentam os ocupantes do Land Rover.

Ford Corcel 1976 turbinado interior 200 km/h - Reprodução - Reprodução
Amigo diz que o carro é de exposição e roda pouco em vias públicas; dono não quis dar entrevista
Imagem: Reprodução

Em dado momento, os dois carros chegam a uma reta, com velocidade limitada a 80 km/h, e ouve-se um dos ocupantes do SUV dizendo "180 km/h, 190 km/h, 200 km/h".

"Não tem como passar. O que é isso, vai se matar", fala o carona. A última imagem do painel exibe 191 km/h.

Para se ter uma ideia, um Corcel GT 1.4 original da mesma época sai da fábrica com 85 cv de potência e 11,6 kgfm de torque. Equipado com câmbio manual de quatro marchas, tem velocidade máxima de 144 km/h e acelera de zero a 100 km/h em 16,6 segundos.

Notícias