Topo
Notícias

Esse conteúdo é antigo

Europa vive possível 2ª onda de casos da covid-19 e volta a ser preocupação

Profissionais de saúde durante epidemia de coronavírus na Alemanha -
Profissionais de saúde durante epidemia de coronavírus na Alemanha
do UOL

Do UOL, em São Paulo

28/07/2020 18h45

A Europa retomou parte da normalidade após sofrer com os efeitos do novo coronavírus, mas a possibilidade de uma segunda onda começa a assombrar o Velho Continente. A Alemanha, por exemplo, voltou a registrar mais de 800 novos casos em 24 horas.

O Instituto Robert Koch (IRK), visto como centro de controle da covid-19 na Alemanha, já vê o aumento nos números como "muito preocupante". Na sexta-feira (24), segundo o IRK, 815 novos casos foram confirmados em 24 horas.

Para efeitos de comparação, nas semanas anteriores, o número girava em torno de 500 novos casos diários. Cidadãos de algumas cidades da Baviera serão testados pelo governo da chanceler Angela Merkel, que quer conter a chance de a doença se espalhar.

E vale ressaltar que o país foi citado como exemplo pela maneira como lidou com a pandemia —ou seja, se até os alemães estão com o sinal de alerta ligado, é de se imaginar que Itália, Reino Unido e Espanha também estejam.

O primeiro-ministro Boris Johnson, do Reino Unido, já expressou essa preocupação ao falar sobre a decisão de impor quarentena a viajantes que chegam da Espanha. "Tivemos de tomar ações decisivas porque pensamos que o risco está começando a subir de novo", disse ele.

"Vamos ser absolutamente claros sobre o que está acontecendo na Europa. Em algumas nações amigas da Europa, eu receio que estejamos vendo sinais de uma segunda onda da pandemia em alguns locais", completou Boris Johnson.

Notícias