Topo
Notícias

Esse conteúdo é antigo

Bolsonaro diz que novo teste para o coronavírus deu resultado negativo

do UOL

Do UOL, em São Paulo

25/07/2020 09h15Atualizada em 25/07/2020 14h04

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) usou as redes sociais na manhã de hoje para informar que não está mais com a covid-19. Em publicação no Twitter, o presidente posou segurando uma caixa do remédio hidroxicloroquina nas mãos e afirmou que o resultado do novo exame para identificar a doença causada pelo novo coronavírus deu negativo.

"RT-PCR para Sars-Cov 2: negativo. BOM DIA A TODOS", escreveu Bolsonaro.

Este foi o quarto exame realizado por Bolsonaro. O último, feito na quarta-feira (22), mostrou que ele continuava diagnosticado com a covid-19. Ao todo, o presidente ficou recluso por praticamente 17 dias.

O primeiro resultado foi revelado em 7 de julho, quando ele descobriu a doença. Posteriormente, em 15 de julho, Bolsonaro se submeteu a novo exame, e o laudo mostrou que ele ainda não estava curado.

A cloroquina e a hidroxicloroquina são medicamentos defendidos por Bolsonaro no tratamento da covid-19. O presidente tem exibido o medicamento a apoiadores e, desde que recebeu o primeiro teste positivo para a doença, tem dito que faz uso dele em seu tratamento.

Presidente furou isolamento

Durante o isolamento no Palácio da Alvorada, Bolsonaro publicou vídeos nos quais ingere comprimidos do medicamento e defende o uso da substância no combate à covid-19. A postura é criticada porque não há eficácia comprovada cientificamente das duas substâncias contra o coronavírus.

Desde que foi obrigado a se afastar do Planalto, o chefe do Executivo tem cumprido agendas por videoconferência. Ele também criou o hábito de passear pelo jardim do Alvorada às tardes e eventualmente sair para pegar sol. Além disso, chegou a conversar com apoiadores, à distância.

No último fim de semana, Bolsonaro furou o isolamento para interagir com as pessoas que se aglomeravam na portaria do Palácio da Alvorada.

Na ocasião, o presidente ergueu uma caixa do medicamento e a exibiu para o grupo, como se fosse uma espécie de troféu.

"A história vai dizer quem estava certo no futuro e a quem cabe qualquer responsabilidade por parte das mortes", disse Bolsonaro. A cena foi aplaudida pelos seguidores do mandatário, que reagiram com gritos de "cloroquina! cloroquina!". Tudo foi transmitido ao vivo pelas redes sociais do governante.

Emas do Palácio da Alvorada ganham destaque

Durante o isolamento Bolsonaro também foi visto exibindo uma caixa de cloroquina para as emas que vivem no Palácio da Alvorada. A cena foi flagrada por repórteres fotográficos que cobriam a movimentação presidencial no local.

No último dia 13, as emas do Alvorada já tinham recebido destaque após Bolsonaro ter sido "atacado" por uma das aves. Na ocasião, a cena rendeu memes na internet. A foto do presidente exibindo o medicamento para as aves hoje também repercutiu nas redes sociais, onde usuários comentaram a cena inusitada.

Em relação ao medicamento, pesquisadores e autoridades de saúde de diversos países afirmam que não há comprovação científica da eficácia da cloroquina e da hidroxicloroquina no tratamento da covid-19.

Ministros continuam em isolamento social

Os ministros da Educação, Milton Ribeiro, 62, e da Cidadania, Onyx Lorenzoni, 65, continuam com coronavírus. Com eles e Bolsonaro, cinco pessoas do alto escalão do governo foram infectados pelo vírus. Todos integram o grupo de risco da doença por terem mais de 60 anos.

Antes deles, já tinham sido diagnosticados com o vírus os ministros Augusto Heleno (Gabinete de Segurança Institucional) e Bento Albuquerque (Minas e Energia). Eles foram infectados após uma viagem oficial aos Estados Unidos.

À época 23 pessoas da comitiva foram contaminadas. Entre eles, o secretário de Comunicação, Fábio Wajngarten, a advogada de Bolsonaro, Karina Kufa, e o assessor internacional da Presidência, Filipe Martins.

Notícias