Topo

UE: diálogo entre Sérvia e Kosovo está encaminhado

12/07/2020 13h03

Bruxelas, 12 Jul 2020 (AFP) - O diálogo entre Sérvia e Kosovo está "encaminhado" para tentar resolver um delicado conflito territorial, afirmou neste domingo o representante especial da UE para as negociações, Miroslav Lajcak, após uma reunião por videoconferência entre os líderes dos dois países.

Durante o encontro, o presidente sérvio, Aleksandar Vucic, e o primeiro-ministro kosovar, Avdullah Hoti, estabeleceram a agenda da reunião de quinta-feira em Bruxelas, que deve ser presencial, informou Lajcak em um comunicado.

Relacionadas

Lajcak, representante especial da União Europeia (UE) para os Bálcãs Ocidentais, agradeceu as duas partes pelo "compromisso construtivo".

O chefe da diplomacia europeia, Josep Borrell, pediu aos dois lados que demonstrem "coragem política" para encontrar uma saída. Também destacou que a falta de solução freia o avanço econômico e coloca a estabilidade em risco.

Duas décadas depois da última das guerras que levaram à desintegração da Iugoslávia (1998-1999), Belgrado continua sem reconhecer a independência proclamada em 2008 por sua outrora província, Kosovo.

Após a guerra, a última na ex-Iugoslávia, o conflito territorial entre Sérvia e Kosovo continua sendo um dos mais espinhosos da Europa.

"A ausência de solução está obstruindo o desenvolvimento das duas partes", disse Borrell.

Ele destacou que busca "recomeçar um trabalho sério e intenso" sobre a normalização das relações entre os dois lados.

"Estas negociações exigirão coragem política de ambos os lados, exigirão comprometimento e esforço para tentar encontrar um acordo e pragmatismo", acrescentou.

Desde a proclamação da independência, Kosovo é reconhecido por mais de 100 países membros da ONU e 22 Estados de 27 na UE. Espanha, Grécia, Romênia, Eslováquia e Chipre não reconhecem a independência unilateral do território.

A UE considera a normalização dos países vizinhos uma prioridade, em nome do desenvolvimento econômico e de sua eventual futura integração ao bloco europeu.

As conversações de domingo aconteceram após o encontro de sexta-feira, por videoconferência, dos líderes sérvio e kosovar, com a mediação do presidente francês, Emmanuel Macron, e da chanceler alemã, Angela Merkel.

Os Estados Unidos, que foram um dos principais personagens da operação da Otan contra os sérvios em 1999, queriam organizar uma reunião de cúpula Sérvia-Kosovo na Casa Branca em 27 de junho.

Mas a reunião foi adiada após as acusações ao presidente do Kosovo, Hashim Thaçi, por crimes de guerra durante o conflito com a Sérvia pelos promotores do tribunal especial de Haia.

O presidente kosovar declarou que renunciaria imediatamente se as acusações do Tribunal Especial para o Kosovo fossem confirmadas com um indiciamento formal.

pdw/txw/es/mis/mb/fp

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

UE: diálogo entre Sérvia e Kosovo está encaminhado - BOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao BOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Notícias