PUBLICIDADE
Topo

Indústria italiana inicia retomada com alta de 42% em maio

10/07/2020 10h52

ROMA, 10 JUL (ANSA) - A produção industrial da Itália avançou em maio 42,1% em relação a abril, de acordo com dados divulgados nesta sexta-feira (10) pelo Instituto Nacional de Estatística (Istat).   

Segundo o relatório, o mês de maio, quando o governo encerrou o lockdown imposto em função da pandemia do coronavírus Sars-CoV-2, registrou uma "retomada significativa das atividades".   

Contudo, na comparação com maio de 2019, a indústria italiana teve uma expressiva queda de 20,3% no período analisado. Já em relação a abril passado, todos os setores, com exceção da indústria de alimentos, bebidas e tabaco (-0,5%), registraram crescimento em maio.   

Alguns segmentos, como a indústria têxtil (+142,5%) e a de meios de transporte (+140,2%), cresceram na casa dos três dígitos.   

Ainda que os números positivos se devam ao virtual congelamento da indústria em abril, o ministro da Economia, Roberto Gualtieri, comemorou os dados.   

"É um resultado muito encorajador. Ainda temos um longo caminho, mas o impulso registrado em maio é muito importante, e estimamos que ele continuará, ainda que, previsivelmente, a taxas mais contidas, no bimestre junho-julho", declarou.   

Já a Codacons, maior entidade de defesa dos direitos dos consumidores no país, afirmou que o crescimento da produção industrial em maio "não surpreende e não deve dar origem a entusiasmos fáceis e injustificáveis neste momento de grande dificuldade". (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.


Notícias