PUBLICIDADE
Topo

Dow fecha compra de energia de usina solar da Atlas Energy no Brasil

30/06/2020 13h54

SÃO PAULO (Reuters) - A empresa de produtos químicos Dow assinou um contrato privado para a compra da produção futura de uma usina solar que está sendo construída pela Atlas Renewable Energy na Bahia.

O acordo prevê fornecimento anual de mais de 440 gigawatts-hora por 15 anos para atendimento à demanda da Dow a partir do primeiro semestre de 2021, disse em comunicado a Atlas, controlada pelo fundo de private equity britânico Actis.

A energia será fornecida pela usina solar de Jacarandá, que terá capacidade instalada de 187 megawatts-pico.

Os volumes envolvidos no negócio são suficientes para "cobrir parte considerável" da necessidade de uma fábrica da Dow em Aratu (BA) e a operação ajuda a cumprir meta da empresa de reduzir emissões anuais em 15% entre 2020 e 2030, acrescentou a Atlas.

Além da usina Jacarandá, a Atlas Energy possui mais três usinas na Bahia e uma no Ceará.

Contratos privados de fornecimento de energia, selados no chamado mercado livre de eletricidade, onde grandes consumidores podem negociar seu suprimento, têm se tornado uma tendência no Brasil e no mundo com empresas buscando reduzir emissões e atender compromissos de sustentabilidade.

Esses negócios também têm sido impulsionados pela significativa redução nos últimos anos dos custos para implantação de usinas solares e eólicas.

(Por Luciano Costa)

Notícias