Topo
Notícias

"Genocídio": performance em Paris denuncia política do governo Bolsonaro

13/06/2020 10h04

O vídeo "Ge?nocide" (Genocídio), foi lançado nesta sexta-feira (12) em Paris, para "denunciar a necropolítica do Estado brasileiro". "Fizemos uma performance e um vídeo sem mencionar o nome do presidente do Brasil (Jair Bolsonaro), mas fica claro de que se trata dele. Ele encarna a necropolítica em escala mundial", disse à RFI a roteirista e cineasta Liliane Mutti, autora do vídeo. 

O ato de protesto, organizado pelos coletivos Alerte France-Bre?sil e Md18 Oficial, aconteceu na praça do Trocadero, espac?o emblema?tico de Paris, tendo como pano de fundo a Torre Eiffel. 

Dez membros dos coletivos encenaram essa performance baseada no manifesto "A cada dia, o Brasil morre um pouco mais" (ler ao final desta matéria). Bilingue, em france?s e portugue?s, o texto denuncia "os ataques do governo a? populac?a?o brasileira, sob o olhar complacente das pote?ncias estrangeiras".

Vestidos de preto e com alvos nas costas, os participantes usavam ma?scaras com os dizeres Amazo?nia, Mulheres, Indi?genas, Artistas, Justic?a social, Negros, Lgbtqi+, Marielle Franco, Sau?de pu?blica e Laicidade. Aos pe?s da torre Eiffel, o grupo de dez pessoas, deitadas no cha?o e portando cruzes, representava a populac?a?o brasileira.

"O objetivo foi o de alertar a comunidade internacional e os líderes mundiais de que eles esta?o colaborando para o massacre quando continuam a negociar com um pai?s sob o jugo fascista", declaram os organizadores.

"Este presidente tem um pacto com a morte. Trata-se de um governo genocida. Ele é o maior representante da necropolítica no mundo atual, e com a pandemia isso se tornou ainda mais evidente. Trata-se de um governo que não só não previne a morte como a induz", denuncia Mutti. 

Produzido em parceria com a Ubuntu Collectif Audiovisuel, o video-art "Génocide" tambe?m presta solidariedade a?s mais de 40 mil vitimas da Covid-19 no Brasil.

O vídeo termina com a frase "Quem mandou matar Marielle?". 

Assista ao vídeo: 

GÉNOCIDE from LILIANE MUTTI on Vimeo.

O manifesto

"Ge?nocide: Genocídio

O Brasil morre a cada dia um pouco mais quando seu povo e? ceifado pela pandemia, sendo o segundo pai?s mais atingido, com um nu?mero real de vi?timas certamente dez vezes superior ao anunciado, e a grande parcela da populac?a?o preca?ria e explorada e? de novo sacrificada no altar dos lucros de uma minoria insacia?vel e disposta a endossar todos os crimes, a fim de preservar seus privile?gios.

O Brasil morre a cada dia um pouco mais quando sua fra?gil democracia e? atacada por uma gangue de mafiosos que chegou ao Planalto Central por meio de eleic?o?es manipuladas, e que implicitamente autoriza todas as formas de viole?ncias racistas, homofo?bicas, e contra poli?ticos adversa?rios, ambientalistas, povos nativos e profissionais da imprensa, ncentivando a destruic?a?o de suas florestas e reservas naturais, entregues ao apetite ilimitado de gigantes do agronego?cio e aventureiros sem escru?pulos.

Com o Brasil e? um pouco da beleza do mundo, de sua diversidade humana e ambiental, da sua magia, que morre a cada dia, sob o ensurdecedor sile?ncio das democracias e, em particular, dos pai?ses europeus que, ao fazer de conta que nada de grave esta? contecendo, continuam seus nego?cios com um governo ci?nico e mortal, que atropela todos os princi?pios.

E no entanto, um outro Brasil ainda e? possi?vel.

Alerte France Bre?sil / Md18 Oficial"

Notícias