Topo
Notícias

Governadores pedem antecipação das eleições na Itália

27/05/2020 18h45

ROMA, 27 MAI (ANSA) - Os governadores de cinco regiões da Itália enviaram uma carta ao presidente Sergio Mattarella para antecipar a data das eleições, antes do dia 20 de setembro como é a intenção do governo devido a emergência do novo coronavírus.   

O documento, assinado pelos líderes da Campânia, Puglia, Vêneto, Ligúria e Marcas, propõe que seja votada uma emenda ao decreto sobre as próximas eleições para abrir a possibilidade de as regiões irem às urnas já no dia 27 de julho.   

"A prorrogação da data das eleições regionais, que só pode ser justificada por motivos de saúde e emergência, está assumindo os contornos de uma decisão política e segundo a conveniência de um partido, que em nossa opinião não pode justificar a compressão da autonomia legislativa regional e direito de voto dos eleitores", afirma o texto. Para os governadores, "a votação é um princípio democrático" e se a decisão continuar, serão "forçados a romper com o governo".   

A declaração foi dada durante uma reunião com a ministra do Interior da Itália, Luciana Lamorgese, de acordo com fontes oficiais. Anteriormente, as cinco regiões haviam indicado as seguintes datas para as eleições: 26 de julho, 6 de setembro ou, no máximo, 13 de setembro. O dia 20 de setembro é, portanto, uma data que não foi incluída, principalmente porque impede a reabertura do ano escolar, segundo eles. "Acreditamos também que a definição de uma data que impede a reabertura das escolas é absolutamente inadequada, colocando em risco as crianças ao retornar aos prédios frequentados por milhões de eleitores", finaliza o texto. (ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.


Notícias