PUBLICIDADE
Topo

McLaren lança Elva, supercarro de 804 cv sem presença de para-brisa

McLaren Elva - Divulgação
McLaren Elva Imagem: Divulgação
do UOL

Do UOL

Em São Paulo (SP)

26/03/2020 10h50

Já imaginou como pode ser legal andar em um supercarro sem para-brisa e sem que o vento te incomode? Esta é a premissa do novo McLaren Elva. Ele se junta aos modelos Senna, P1 e Speedtail na série Ultimate da marca britânica.

Mas o para-brisa não é necessário mesmo? Sim, não é. O vento é mantido longe dos passageiros pela aerodinâmica avançada do Elva, que entra em ação entre 96 km/h e 113 km/h.

Isso ocorre porque o ar aspirado através no para-choque dianteiro é disparado para cima pelo capô. Com o carro trafegando, este fluxo de ar cria uma espécie de casulo na área do cockpit, fazendo com que o vento não aja nos ocupantes do veículo. Assim, penteados ficam intactos e insetos também não atrapalham.

A produção do Elva é limitada a 399 unidades e seu preço inicia em US$ 1.690.000 (cerca de R$ 8,48 milhões). O motor é um V8 biturbo de 4.0 litros, que gera 804 cv de potência e 81,5 kgfm de torque. O novo supercarro da McLaren é mais veloz que o modelo Senna, fazendo a prova dos 0 a 100 km/h em menos de 3 segundos, e precisando de 6,7 segundos para atingir 200 km/h.

Mas quanto a aerodinâmica, a empresa fez o vídeo abaixo explicando como conseguiu o efeito de um para-brisa sem ter o para-brisa.

Confira (em inglês):

Viu um carro camuflado ou em fase de testes? Mande para o nosso Instagram e veja sua foto ou vídeo publicados por UOL Carros! Você também pode ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito participando do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros.

Notícias