Topo
Notícias

O Brasil na imprensa alemã (19/02)

19/02/2020 13h50

O Brasil na imprensa alemã (19/02) - Denúncia contra Vale e TÜV Süd tem grande repercussão nos jornais alemães, e "Süddeutsche Zeitung" aproveita para verificar como está investigação do caso na Alemanha. Jesus negro da Mangueira também é destaque.Berliner Zeitung – Samba de protesto, 19/02/2020

Um Jesus negro deverá levar a escola de samba mais famosa do Rio de Janeiro à vitória. A Estação Primeira de Mangueira, atual campeã da capital do samba, sabe provocar. E costuma acertar em cheio. No ano passado, a equipe da Mangueira conquistou o título com uma homenagem a negros artistas e ativistas pelos direitos humanos. No centro estava Marielle Franco, a vereadora afro-brasileira negra, que foi assassinada a tiros em 2018 e virou um estrela política póstuma.

Süddeutsche Zeitung – "Recompensa e conflito de interesses" 15/02/2020

A Promotoria Pública de Munique 1, conhecida por grandes processos envolvendo empresas, está se dedicando a um caso novo e sem precedentes. Ele levará os investigadores bávaros ao Brasil. Uma pequena delegação de promotores e policiais deverá investigar em Minas Gerais por que, no dia 25 de janeiro de 2019, a barragem de uma mina de minério ferro se rompeu na pequena cidade de Brumadinho – e que papel a TÜV Süd desempenhou nisso.

Depois do rompimento, uma enorme e venenosa onda de lama passou sobre pessoas, animais e casas. No fim, 259 pessoas morreram, e 11 continuam desaparecidas. O caso foi um dos maiores acidentes industriais da história do Brasil – e os seus rastros levam à Alemanha.

Frankfurter Allgemeine Zeitung – Barro e ouro, 13/02/2020

Por cinco anos, Sebastião Salgado tentou em vão obter uma autorização para fotografar a mina de ouro de Serra Pelada. Mas ele não diz isso de forma tão sucinta. Ele prefere contar os anos: 1981, 1982, 1983, 1984, 1985 – sempre um novo pedido, sempre uma nova negativa. Aí o seu rosto se abre num sorriso, pois aconteceu aquilo que ele chama de milagre e sua sorte grande: o controle sobre a mina passou dos militares para uma cooperativa, e ele não apenas pôde visitar o local por um dia, como alguns já haviam feito antes dele. Ele podia ficar. Mais de um mês. Com 60 quilos de arroz, 30 quilos de feijão e 200 rolos de filme preto e branco, ele se ajeitou ao lado dos trabalhadores que passavam os dias remexendo na lama e as noites dormindo em redes estendidas sob lonas.

AS/ots

______________

A Deutsche Welle é a emissora internacional da Alemanha e produz jornalismo independente em 30 idiomas. Siga-nos no Facebook | Twitter | YouTube
| App | Instagram | Newsletter

Notícias