PUBLICIDADE
Topo

O que já sabemos sobre a nova Fiat Strada, que estreia em 2020

Nova Fiat Strada terá cabine dupla "de verdade" com quatro portas - Marcelo Ferraz/UOL
Nova Fiat Strada terá cabine dupla "de verdade" com quatro portas
Imagem: Marcelo Ferraz/UOL
do UOL

Do UOL, em São Paulo (SP)

25/01/2020 04h00

Resumo da notícia

  • Nova Strada terá carroceria de cabine dupla com quatro portas
  • Picape terá plataforma "mista" de Argo e Mobi com Fiorino
  • Motorizações devem ser a atual 1.4 Fire e a 1.3 Firefly que equipa o Argo

A nova geração da Fiat Strada é um dos lançamentos mais importantes e aguardados de 2020. Sucesso absoluto há anos, a picape lidera seu segmento com sobras, mesmo com um projeto envelhecido.

O segredo está nas mudanças pontuais que a Fiat realizou ao longo de mais de 20 anos. Cabine estendida, cabine dupla, câmbio automatizado... Todas as novidades lançadas na picape aconteceram nos momentos certos, e normalmente a concorrência é que precisou correr atrás.

Diante da responsabilidade de suceder uma campeã de vendas, a Fiat não pode se dar ao luxo de errar. Se você está curioso para saber mais sobre a novidade, UOL Carros lista tudo que já sabemos sobre a nova Strada. Confira!

Plataforma mista

A plataforma da nova Strada será um "Frankenstein". Isso porque a parte frontal da plataforma será uma combinação de Argo e Mobi, mas a traseira vem da atual Fiorino - o que, além de facilitar o transporte de cargas, abre mais espaço para levar passageiros no banco de trás.

Picape será cabine dupla "de verdade" com quatro portas - Marcelo Ferraz/UOL
Picape será cabine dupla "de verdade" com quatro portas
Imagem: Marcelo Ferraz/UOL

Cabine Dupla de verdade

A Strada não só terá espaço para cinco pessoas (pelo menos na teoria...) como será uma legítima cabine dupla com quatro portas - será a primeira do segmento de picapes leves, acabando com a exótica versão de três portas.

Mais espaço atrás

As versões com cabine simples terão um espaço maior atrás dos bancos, seguindo o conceito inaugurado pela Chevrolet Montana em 2003.

Mobi picape? Nada disso

Apesar da camuflagem, sabemos que metade da plataforma virá do Mobi. Capô, para-lamas e portas dianteiras podem ser idênticos aos do subcompacto. Mesmo assim, o design será exclusivo. Há quem diga que o estilo da traseira lembra muito o da Toro, mas sem a tampa bipartida da caçamba.

Faróis e para-choque, porém, serão diferentes. Atrás, há quem diga que as lanternas sejam parecidas com as da Toro, embora a tampa da caçamba tenha abertura convencional. Já o para-choque com estribo embutido será mantido.

Traseira vai preservar para-choque com estribo embutido - Marcelo Ferraz/UOL
Traseira vai preservar para-choque com estribo embutido
Imagem: Marcelo Ferraz/UOL

Padrão Toro

Não é preciso ser vidente para imaginar que a nomenclatura das versões seguirá o padrão da Toro. Ou seja, pode esperar por versões Endurance, Freedom e Volcano.

Cabine dupla, mas porte compacto

Embora vá se transformar em uma cabine dupla "de verdade", a Strada terá porte semelhante ao do modelo atual. Assim, a picape também se manterá distante da Toro.

Picape ainda roda com camuflagem pesada em testes - Felipe Xavier/Arquivo Pessoal
Picape ainda roda com camuflagem pesada em testes
Imagem: Felipe Xavier/Arquivo Pessoal

Motores conhecidos

A Strada deve aproveitar alguns ingredientes que já estão presentes na prateleira da Fiat. As versões de entrada devem adotar o atual 1.4 Fire de até 88 cv. Porém, as configurações mais caras podem adotar o 1.3 Firefly, de 109 cv / 101 cv e torque máximo de 14,2 kgfm / 13,7 kgfm.

Notícias