PUBLICIDADE
Topo

Trump cogita visitar a Índia em fevereiro

KEVIN LAMARQUE
Imagem: KEVIN LAMARQUE

14/01/2020 10h43

(Reuters) - O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, está cogitando viajar à Índia no mês que vem, o que seria sua primeira visita à maior democracia do mundo desde que tomou posse três anos atrás, disseram fontes a par do assunto nesta terça-feira.

O primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, que tenta estreitar os laços com os EUA, já havia convidado Trump para assistir ao desfile anual do Dia da República da Índia no final deste mês, mas as autoridades dos EUA disseram que a data se chocaria com o discurso do Estado da União do presidente.

"Há um convite em aberto para ele visitar, os dois lados estão organizando as datas", disse uma das fontes.

Outra fonte disse que Trump pode ir na segunda quinzena de fevereiro e que pode visitar outra cidade além da capital Nova Délhi.

O Ministério das Relações Exteriores indiano não comentou de imediato a possível visita.

Índia e EUA forjaram laços políticos e de segurança estreitos, mas nos últimos anos os atritos comerciais se sobressaíram. Trump identificou a Índia muitas vezes como um dos países com as maiores tarifas do mundo e retirou uma concessão comercial essencial por esta razão.

Os dois lados vêm tentando firmar um novo acordo comercial limitado ao rebaixamento das tarifas, mas as negociações se depararam com problemas a respeito das questões mais amplas da privacidade de dados e dos controles sobre o comércio eletrônico.

(Por Aditya Kaltra e Sanjeev Miglani, em Nova Délhi, e Rama Venkatm em Bengaluru

Notícias