Topo
Notícias

Presidente de Portugal pede um governo forte e de diálogo em 2020

01/01/2020 15h47

Lisboa, 1 jan (EFE).- O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, pediu nesta quarta-feira que o governo seja "forte, eficaz e de diálogo" em 2020 e destacou que a saúde e a coesão social devem ser prioridades para este ano.

"Vamos nos concentrar em saúde, segurança, coesão e inclusão social, conhecimento e investimento em 2020", disse ele, em sua breve mensagem de Ano Novo.Ele também apelou para uma oposição "forte" e ao diálogo interpartidário, assim como o "crescimento duradouro, emprego e preocupação climática".

"Vamos trabalhar e não apenas esperar", disse Rebelo de Sousa, afirmando que este ano começa um novo ciclo que deve ser "de esperança, em vez de descrença ou desilusão".

No cenário internacional, ele apelou para "soluções conjuntas para imigrantes e refugiados e que ameaças de guerras comerciais entre grandes potências fossem superadas".

Aos eurodeputados eleitos em maio do ano passado, ele pediu que dessem uma "resposta vital" aos britânicos e deixassem suas "torres de marfim" para se aproximarem dos europeus.

O presidente também deixou palavras para os portugueses que estão "distantes" por várias razões, pela distância física, mas também pela pobreza ou porque se sentem "esquecidos" pelo seu país.

Após o pronunciamento, Rebelo de Sousa tomou seu primeiro banho de mar do ano, como prometera no dia anterior a um adolescente da ilha do Corvo, onde passou a virada do ano. EFE

Notícias