Topo
Notícias

Ibovespa supera 116 mil pontos com investidor já de olho em 2020

26/12/2019 11h16

Por Paula Arend Laier

SÃO PAULO (Reuters) - O Ibovespa renovava máximas nesta quinta-feira, na volta do feriado do Natal, superando os 116 mil pontos pela primeira vez, conforme agentes financeiros já miram 2020 com expectativas favoráveis para o país e de um avanço prometido nas relações comerciais entre os Estados Unidos e a China.

Às 11:08, o Ibovespa subia 0,31 %, a 116.217,29 pontos. O volume financeiro somava 1,6 bilhão de reais.

De acordo com analistas da Guide Investimentos, na falta de novidades e em um cenário de liquidez reduzida, investidores passam a voltar a suas atenções para 2020, na expectativa de que a fase 1 do acordo comercial firmado entre China e EUA entre em vigor a partir de janeiro, conforme nota a clientes.

"Uma melhor perspectiva para o desfecho das conversas entre as duas maiores potências globais combinada à manutenção da postura mais acomodatícia adotada pelos principais bancos centrais ao longo de 2019 deverão ser os principais 'drivers' (fatores) dos mercados no início do ano que vem", disse a Guide.

A equipe da XP Investimentos também destacou em relatório a clientes que o horizonte está limpo e aberto para o Brasil no próximo ano. "Os preparos necessários já foram feitos e, agora, estamos na cabeceira da pista, prontos para decolar. Esse é o Brasil de 2020."

Para analistas, gestores, economistas e estrategistas da casa, o rastro da crise econômica começa, enfim, a ficar para trás. "2019 foi um ano transformacional e acreditamos que 2020 será exponencial", estima a equipe liderada por Karel Luketic, que espera uma grande e constante migração de ativos para a bolsa.

DESTAQUES

- VIA VAREJO ON avançava 2,83%, a 12 reais, renovando máximas, caminhando para fechar o ano com valorização de mais de 170%, na esteira de apostas em um 'turnaround' da empresa após mudança no comando em meados de 2019, bem como expectativas de melhora da economia do país. No setor, MAGAZINE LUIZA ON subia 0,47% e B2W tinha alta de 1,34%.

- MARFRIG ON valorizava-se 2,55%, em sessão de recuperação, após uma sequência de nove pregões de baixa, em que acumulou declínio de 16%.

- ELETROBRAS ON perdia 2,26% e ELETROBRAS PNB recuava 0,29%. A estatal de energia informou na noite de segunda-feira que uma operação para aumento de capital resultou na subscrição privada de 7,47 bilhões de reais em ações da companhia. A Eletrobras afirmou ainda que realizará o pagamento de 1,25 bilhão de reais em dividendos em 30/12.

- BRADESCO PN subia 0,53%, endossando o viés positivo, enquanto ITAÚ UNIBANCO PN mostrava valorização de 0,33%.

- PETROBRAS PN tinha acréscimo de 0,36%, com os preços do petróleo também em território positivo no exterior. PETROBRAS ON ganhava 0,4%.

- VALE ON registrava variação positiva de 0,13%. A mineradora disse que concluiu a contratação de uma nova linha sindicalizada de crédito rotativo no valor de 3 bilhões de dólares e com prazo de cinco anos junto a um sindicato composto de 16 bancos globais.

(Edição de Camila Moreira)

Notícias