Topo

Linha 4-Amarela do Metrô SP sofre falha elétrica; pessoas andam nos trilhos

do UOL

Gustavo Frank

Do UOL, em São Paulo*

03/12/2019 19h56Atualizada em 03/12/2019 21h24

Uma falha elétrica afetou a Linha 4-Amarela da ViaQuatro no Metrô SP e acabou fazendo com que a Linha 1-Azul e 2-Verde operassem com restrição de velocidade na capital paulista.

O sistema foi parcialmente normalizado e os passageiros já desembarcaram dos trens paralisados. Às 21h, permanecia em funcionamento apenas o trajeto entre as estações Morumbi e Fradique Coutinho. As linhas Verde e Azul já operam normalmente.

Ao UOL, a assessoria da ViaQuatro, responsável pela Linha 4-Amarela, afirmou que a falha no sistema aconteceu às 18h56, bloqueando o trajeto entre Fradique Coutinho e Luz.

Pessoas caminharam pelos trilhos para chegar até a estação mais próxima para seguir a viagem.

Para suprir a superlotação de passageiros foi acionada a operação PAESE, em que ônibus são colocados à disposição para perfazer os trajetos paralisados.

Acessos fechados

Às 20h30, o acesso a estações entre Fradique Coutinho e Luz continuava bloqueado.

Na estação República, o acesso à plataforma para quem vinha da linha 3-Vermelha estava com as portas abaixadas, e avisos no alto-falante informavam sobre o problema elétrico.

Muitos passageiros acabaram optando por seguir seu caminho de ônibus, lotando as paradas.

Em frente à estação Fradique Coutinho, centenas de pessoas se aglomeravam no aguardo dos ônibus da operação Paese. Funcionários da ViaQuatro tentavam impedir, sem sucesso, que os passageiros embarcassem nos veículos no meio da rua. O ônibus que chegou por volta das 21h15 lotou em segundos.

Na rua da Consolação, pouco antes das 21h, os acessos às estações Higienópolis-Mackenzie e Paulista estavam fechados.

*Colaborou Bernardo Barbosa, do UOL, em São Paulo

Notícias