Topo

Trump chega a Londres para participar da cúpula da Otan

02/12/2019 20h09

Londres, 2 dez (EFE).- O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, chegou nesta segunda-feira a Londres, onde na quarta-feira participará da cúpula do 70º aniversário da Otan e realizará vários encontros bilaterais com outros líderes.

O Air Force One aterrissou às 22h (horário local; 19h em Brasília) no aeroporto de Stansted, no norte da capital inglesa, de onde Trump e a esposa, Melania, seguiram para Winfield House, a residência do embaixador americano em Londres, localizada em Regent's Park.

Nesta terça-feira, Trump terá um primeiro encontro com o secretário-geral da Otan, Jens Stoltenberg, em Winfield House. À tarde, se reunirá com o presidente da França, Emmanuel Macron.

Trump insiste para que os membros da Otan façam aportes maiores à organização e cumpram os 2% do PIB até 2024, enquanto Macron quer ir além para garantir que haja uma estratégia clara e seja alcançado o objetivo de garantir a paz e a estabilidade na Europa diante da ameaça terrorista.

No voo até Londres, Trump escreveu no Twitter que, antes de ser eleito presidente, poucos países cumpriam as obrigações financeiras, mas que desde que assumiu o cargo mais países aumentaram os aportes e a Otan aumentou os gastos em US$ 130 bilhões.

Na terça-feira, Donald e Melania Trump irão ao Palácio de Buckingham para participar da recepção oferecida pela rainha Elizabeth II aos líderes que participarão da cúpula, com a qual recordarão a fundação da Otan para garantir a segurança da Europa e da América do Norte depois da II Guerra Mundial. EFE

Notícias