Topo

UOL Lança série de documentários sobre a história do PCC

Trecho do documentário PCC - Primeiro Cartel da Capital. - Reprodução/MOV
Trecho do documentário PCC - Primeiro Cartel da Capital. Imagem: Reprodução/MOV
do UOL

Do UOL, em São Paulo

19/11/2019 04h00

O UOL lança nesta terça (19) uma nova série documental, "PCC - Primeiro Cartel da Capital". A série de quatro episódios faz parte do selo MOV.doc, destinado a produções documentais do UOL, e traz a história e os bastidores de uma das mais conhecidas facções criminosas do país: o Primeiro Comando da Capital (PCC). Para assistir ao documentário, clique aqui.

Com direção do cineasta, jornalista e fotógrafo João Wainer (diretor dos documentários "Junho - o mês que abalou o Brasil" e "Pixo"), a série é o resultado de um minucioso trabalho de apuração da equipe de repórteres do UOL Notícias.

Wainer trabalhou dentro do Carandiru entre 1998 e 2002, em um projeto chamado Talentos Aprisionados. "Foi quando ouvi falar do PCC pela primeira vez e comecei a entender a nova organização que estava se formando na cadeia", conta o diretor. "Quando surgiu o convite de fazer o documentário, topei na hora, porque era uma oportunidade muito interessante de saber como uma organização que tinha um intuito político de combater os maus tratos do governo na cadeia virou um grande cartel internacional de tráfico de drogas."

No primeiro episódio, "Origem", a série revela como o PCC foi fundado em 31 de agosto de 1993, por oito presidiários, no Anexo da Casa de Custódia de Taubaté, até então a prisão mais segura do Estado de São Paulo. Especialistas em Segurança Pública, ex-detentos e ex-membros da facção relatam como ocorreu a primeira grande ação do grupo, em 2001, quando 29 prisões entraram em rebelião simultaneamente.

O capítulo seguinte aborda a história de "Marcola", e mostra como o assaltante de bancos derrubou os fundadores do PCC, Cesinha e Geleião, se tornando o principal líder da facção. O episódio também foca na ação do dia 12 de maio de 2006, quando uma onda de ataques a bases policiais e ônibus paralisou a cidade de São Paulo.

Já em "Cartel", o terceiro episódio, a produção trata do ponto de virada em que o PCC se transforma em um grande negócio de tráfico de drogas, dominando, assim, as rotas de transporte de cocaína para a Europa e o norte da África.

A série termina com o episódio "Guerra", que mostra a explosão dos combates entre o PCC e outras facções criminosas do país, na luta pelo monopólio das rotas do tráfico na região Norte do Brasil.

Durante seis meses, a equipe realizou uma rigorosa investigação, com gravações em São Paulo, Santos, Presidente Prudente. Brasília, Rio de Janeiro, Rio Branco e Nápoles (Itália). O resultado é uma grande série documental que busca entender como um grupo de oito detentos se transformou numa facção que tem hoje mais de 33 mil afiliados e tenta conquistar o monopólio do tráfico de drogas no país.

PCC - Primeiro Cartel da Capital tem direção de João Wainer; reportagem de Aiuri Rebello, Eduardo Militão, Flávio Costa e Luís Adorno; e apresentação de Débora Lopes. A série conta também com a participação do médico Drauzio Varella; dos jornalistas Josmar Jozino, Bruno Paes Manso, Allan de Abreu, Marcelo Godoy e Cecília Olliveira; do procurador de Justiça Marcio Sergio Christino; do promotor do Gaeco Lincoln Gakiya; da desembargadora Ivana David; do delegado da Polícia Federal Elvis Secco; e de Wálter Maierovitch, especialista em Segurança Pública.

Esse projeto faz parte da MOV, plataforma do UOL que traz programas originais e coproduções, histórias reais brasileiras, além de conteúdo para marcas, entrevistas especiais e bastidores. Para acompanhar as novidades do MOV, acesse:

MOV - https://www.uol.com.br/mov/
YouTube: Canal MOV.doc
Instagram - instagram.com/movuol
Twitter - twitter.com/movuol

Notícias