Topo

Polícia apreende uma tonelada de brinquedos falsificados em São Paulo

do UOL

Juliana Arreguy

Do UOL, em São Paulo

10/10/2019 13h10

A Polícia Civil de São Paulo apreendeu uma tonelada de brinquedos falsificados na manhã de hoje (10) durante a Operação Toy, realizada às vésperas do Dia das Crianças para evitar problemas com a comercialização de produtos irregulares. A ação foi comandada por agentes do Departamento Estadual de Investigações Criminais (DEIC).

"Fizemos o levantamento há algum tempo, mas a proximidade com o dia das crianças acelerou nossa urgência, já que ocorre um aumento da comercialização desses produtos no Dia das Crianças e precisamos garantir que elas recebam algo com bom padrão de qualidade e que não coloque em risco a integridade física de ninguém", relatou ao UOL o delegado Wagner Carrasco, titular da 1ª Delegacia DIG (Antipirataria).

Segundo Carrasco, as apreensões ocorreram em 15 locais que vinham sendo monitorados pela polícia na região central da capital paulista — a Feirinha da Madrugada e algumas lojas na Galeria Pagé entre eles, ambas localizadas no Brás.

"Esses produtos não tem a qualidade certificada e isso pode trazer uma série de complicações. Há relatos de crianças que sofreram com problemas de saúde e se feriram enquanto utilizavam os brinquedos", afirmou.

Os comerciantes, ainda de acordo com o delegado, não tinham nenhuma relação entre si. Pela apuração da polícia também não há indícios de que o fornecedor dos produtos falsos seja o mesmo.

Dezoito agentes foram destacados para a ação, em conjunto com equipes da Prefeitura e escritórios representantes de marcas de brinquedos que seriam lesadas com a venda das mercadorias falsificadas.

Por se tratar de um crime de menor potencial ofensivo — ou seja, infrações consideradas pouco relevantes — nenhuma prisão foi realizada.

Mais Notícias