Topo

Draghi, do BCE, ignorou conselho contra retomada de compra de títulos, diz Financial Times

10/10/2019 08h44

BERLIM (Reuters) - O presidente do Banco Central Europeu, Mario Draghi, ignorou os conselhos do comitê de política monetária do banco para não retomar as compras de títulos, informou o Financial Times nesta quinta-feira, esclarecendo ainda mais a divisão em relação à medida.

O BCE prometeu compras de títulos por tempo indefinido em setembro, mesmo que mais de um terço do Conselho do BCE tenha se oposto à medida, um nível incomumente alto de dissidência para uma entidade que normalmente luta por consenso.

O comitê de política monetária - formado principalmente por tecnocratas dos 19 bancos centrais da zona do euro - enviou uma carta a Draghi e outros membros do Conselho do BCE vários dias antes da reunião, advertindo contra novas compras de ativos, citaram três membros do Conselho segundo o FT.

Embora o conselho do comitê não seja obrigatório, houve apenas algumas ocasiões durante os oito anos de mandato de Draghi em que o Conselho do BCE foi contra o comitê, acrescentou o Financial Times.

Um porta-voz do BCE se recusou a comentar.

O BCE começará as compras de títulos, em 20 bilhões de euros por mês, em 1º de novembro.

(Por Michelle Martin)

Mais Notícias