Topo

Turquia invade norte da Síria em ofensiva contra curdos

09/10/2019 18h20

Istambul, 9 out (EFE).- Unidades terrestres do Exército da Turquia invadiram nesta quarta-feira o nordeste da Síria, avanço que faz parte da ofensiva contra forças curdas que controlam a região.

"Nossas heroicas Forças Armadas Turcas e o Exército Nacional da Síria iniciaram a operação terrestre ao leste do Eufrates", escreveu no Twitter o Ministério da Defesa turco, utilizando o novo nome das milícias sírias aliadas com Ancara, que já combateram em 2016 e 2018 ao lado das tropas turcas.

A emissora "CNNTurk" garante que a ofensiva terrestre será lançada a partir de quatro pontos dos municípios de Tel Abiad, como em Ras al Ain.

Já o ministro do Interior, Suleyman Soylu, afirmou que a operação "Fonte de Paz", como está sendo chamada a ofensiva, não consiste em uma guerra, mas sim em uma ação legítima além da fronteira contra o terrorismo, como informou a agência de notícias "Anadolu".

A invasão terrestre começou após várias horas de intensos bombardeios.

De acordo com a "CNNTurk", os caças turcos penetraram 30 quilômetros em território sírio, segundo a reivindicação de Ancara de assumir o controle de uma faixa de 32 quilômetros de extensão ao longo de toda a fronteira turco-síria entre o rio Eufrates e Iraque.

Este território, habitado em sua maioria pela população curda da Síria, está agora sob o controle das Unidades de Proteção Popular (YPG), considerada pelo governo turco de "terroristas" por conta de sua ligação com o grupo armado do Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK), a guerrilha curda da Turquia.

As YPG foram as principais aliadas dos EUA na luta contra o Estado Islâmico. EFE

Mais Notícias