Topo

Partido de Inspiração islâmica Ennahdha lidera eleições na Tunísia

09/10/2019 19h55

Tunes, 9 Out 2019 (AFP) - O partido Ennahdha, de inspiração islâmica, conquistou o primeiro lugar nas eleições legislativas de domingo, com 52 cadeiras, de acordo com resultados oficiais preliminares, longe dos 109 necessários para ter maioria e governar sozinho.

O líder do partido, Rached Ghannouchi, que estava concorrendo pela primeira vez, foi eleito deputado em Túnis, informou nesta quarta-feira (9) o órgão encarregado das eleições.

O Ennahdha superou o partido do candidato presidencial Nabil Karoui, Qalb Tounes, criado em junho e que elegeu 38 deputados.

Karoui, acusado de fraude fiscal e lavagem de dinheiro, foi libertado da prisão na noite desta quarta.

O partido social-democrata Attayar ("corrente democrática"), do ativista de direitos humanos Mohammed Abbou, conquistou 22 cadeiras no Parlamento.

O Karama, movimento populista islâmico recentemente fundado por um advogado conhecido por defender supostos salafistas, Seifeddine Makhlouf, obteve 21 representantes.

Esses resultados confirmam a fragmentação do Parlamento, que passa a contar com formações totalmente divergentes, que pressupõe negociações complicadas para a formação de um governo.

Vários partidos perderam representantes no Parlamento, incluindo Errahma, devido a "propaganda de rádio durante a campanha eleitoral". Errahma é liderado por um imã polêmico, Said Jaziri, conhecido por seus sermões e por sua emissora de rádio, Coran Karim, que transmite ilegalmente.

hme-cnp/glr/es/lca

Mais Notícias