Topo

Conselho de Segurança da ONU se reunirá para abordar ofensiva turca na Síria

09/10/2019 14h15

Nações Unidas, 9 out (EFE).- O Conselho de Segurança das Nações Unidas fará na quinta-feira uma reunião de emergência, para abordar a ofensiva turca no nordeste da Síria, de acordo com informações passadas à Agência Efe por fontes diplomáticas.

A reunião acontecerá em resposta a um pedido da França, Reino Unido, Alemanha, Bélgica e Polônia, os cinco países da União Europeia (UE) atualmente presentes no Conselho de Segurança.

O presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, anunciou hoje o início da operação militar na Síria contra milícias curdas e contra o grupo jihadista Estado Islâmico (EI).

A esperada intervenção turca no nordeste da Síria é vista com grande preocupação por parte dos países europeus, que nos últimos dias alertaram para as trágicas consequências humanitárias que isso pode gerar.

O governo da Alemanha, por exemplo, condenou ontem o movimento e pediu para a Turquia defender seus interesses pela via diplomática e não com as armas.

Em comunicado, o ministro das Relações Exteriores alemão, Heiko Maas, considera que a ação piora a situação na região e pode se tornar um balão de oxigênio para o EI.

A decisão da Turquia acontece depois que os Estados Unidos anunciaram a retirada das suas tropas da região, onde até agora apoiavam as Unidades de Proteção Popular (YPG), uma milícia curda que domina o nordeste da Síria e principal responsável por retirar o EI da região.

O surpreendente movimento do presidente americano, Donald Trump, foi visto como um sinal verde para a ofensiva turca contra as forças curdas. EFE

Mais Notícias