Topo

Carro voador até na F-1? Designer já imaginou (e desenhou) como seria

Olcay Tuncay Karambulut
Imagem: Olcay Tuncay Karambulut
do UOL

Do UOL

Em São Paulo (SP)

04/10/2019 10h39

Como serão os carros do futuro? Normalmente você começa a responder esta pergunta olhando para as tecnologias presentes nos carros de Fórmula 1 - muitas vezes usados como plataforma de laboratório para o teste de sistemas e componentes que anos depois virão para indústria automotiva.

E, pensando nisso, o designer Olcay Tuncay Karambulut mostrou sua visão do que pode ser a Fórmula 1 no futuro. Utilizando um modelo usado pela Ferrari em 2018, ele "transformou" o carro do campeonato praticamente em uma nave espacial.

O carro imaginado seria movido por turbinas presentes dos dois lados da tampa do motor, além de quatro hélices no lugar dos quatro pneus presentes nos modelos atuais. Ou seja: nesta visão de futuro o carro não terá contato com o solo, apesar de ainda possuir as asas habituais para gerar pressão aerodinâmica.

Nos dias de hoje, os maiores exemplos de eventos similares ao que poderia ser uma 'F-1 voadora' são as recentes e pouco usuais corridas de drone. Ainda assim, por mais bonito que seja o desenho de Karambulut, é difícil imaginar ou entender como seria a dinâmica de uma corrida com os modelos futuristas.

Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.

Mais Notícias