Topo

OMS acusa Tanzânia de não dar informações sobre possíveis casos de ebola

22/09/2019 10h54

Nairóbi, 22 set (EFE).- A Organização Mundial de Saúde (OMS) divulgou no fim da noite sábado que a Tanzânia não está compartilhando todos os dados das análises sobre o grande número de pacientes com febre no país, que levantaram nas últimas semanas o temor por possível epidemia de ebola.

A agência da ONU cobrou, por meio de comunicado, o governo do país africano que, oficialmente, garante não ter registrado casos recentes da doença.

Relacionadas

"A limitada informação oficial disponibilizada pelas autoridades tanzanianas representa um desafio para assessorar os riscos. Até o momento, os detalhes clínicos e os resultados das pesquisas, incluindo testes de laboratório feitos para diagnóstico diferencial, não foram compartilhados com a OMS", diz o texto.

Segundo a Organização Mundial de Saúde, entre 10 e 19 de setembro, foram obtidos diversos relatórios não oficiais, que apontaram para a realização de exames de ebola em pacientes suspeitos em cidades como Dar es Salaam e Mwanza.

Diante da epidemia de ebola que atinge o nordeste da República Democrática do Congo, que faz fronteira com o sudeste da Tanzânia, toda a região está em status de emergência em internacional, o que deixam as equipes da OMS em alerta.

Nesta quinta-feira, o governo tanzaniano informou à agência da ONU que não havia nenhum caso da doença, nem mesmo qualquer caso suspeito. Apesar disso, a Organização Mundial de Saúde pediu mais detalhes destes casos, sem ter recebido resposta.

Apesar disso, a OMS divulgou que não há sinais de "transmissão estendida" de nenhuma doença na região.

Ao todo, a epidemia na República Democrática do Congo já aponta para 3.157 casos, com 2.111 mortos, segundo os últimos dados oficiais divulgados. EFE

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

OMS acusa Tanzânia de não dar informações sobre possíveis casos de ebola - BOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao BOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Notícias