Topo

Manifestantes levantam a voz contra violência machista na Espanha

20/09/2019 20h07

Madri, 20 Set 2019 (AFP) - Várias manifestações ocorreram nesta sexta-feira à noite em Madri e em outras cidades espanholas para denunciar a violência machista e as agressões sexuais contra as mulheres, em um clamor por medidas mais estritas.

Desafiando a chuva, milhares de manifestantes, em sua maioria mulheres, se concentraram na cêntrica praça Puerta del Sol em Madri, em uma convocatória organizada por movimentos feministas.

Relacionadas

"Estão nos assassinando", "não existe justificativa" e "a vida das mulheres importa", foram alguns dos gritos das manifestantes que seguravam velas ou utilizavam a lanterna de seus telefones celulares para homenagear as vítimas.

Concentrações similares ocorreram em outras cidades, como San Sebastián (norte), Sevilha (sul) e nas Ilhas Canarias.

Estes protestos chegam após vários casos midiáticos de estupros e um aumento do número de mulheres assassinadas por seus companheiros ou ex-companheiros.

"Este verão foi bárbaro, com dados de violência de gênero assustadores para um estado que conta com leis pioneiras", afirmou à emissora de rádio Cadena Ser a ativista Covadonga Peremarch, porta-voz do coletivo Urgencia feminista, impulsor das concentrações.

Um total de 42 mulheres morreram vítimas da violência machista desde o início do ano na Espanha, 19 delas durante o verão, segundo dados do Ministério do Interior.

O Congresso espanhol adotou em 2004 a primeira lei na Europa contra a violência machista, estabelecendo assistência jurídica gratuita e tribunais especiais para as vítimas.

O Parlamento espanhol aprovou por unanimidade em 2017 novas medidas contra este problema.

Apesar destas políticas, 1.017 mulheres foram assassinadas na Espanha por seus companheiros ou ex-companheiros desde que se começou a registrar esse tipo de homicídio, em 2003.

ds/klm/pg/fjb/eb/ahg/db

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Manifestantes levantam a voz contra violência machista na Espanha - BOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao BOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Notícias