Topo

O carisma da voz

17/09/2019 08h44

Uma boa comunicação oral, com capacidade de convencimento, depende do quão carismática é a sua voz, revela teste feito por especialista para o Futurando.Mark Zuckerberg ou Barack Obama? Quem se comunica melhor? Esta edição do Futurando explica a importância de levar em consideração o carisma da voz na hora de transmitir uma mensagem, seja ela qual for. Mais importante do que o conteúdo em si é, sem dúvida, a forma de passá-lo adiante, e você vai entender o porquê. Conversamos com um especialista que desenvolveu um sistema para avaliar o poder de convencimento dos mais diferentes tipos de voz.

Por falar em convencimento, a palavra influência é uma das mais utilizadas no vocabulário do mercado digital. Influenciadores tentam nos convencer o tempo todo a consumir determinados produtos ou serviços. Essa técnica de influenciar pessoas pode ser inserida em diversos contextos, não só nas redes sociais. E tem um nome: nudging. É um método que usa o reforço positivo e sugestões indiretas para estimular as compras. É bastante popular na economia comportamental.

No programa você vai ver ainda que a extinção das abelhas vem despertando preocupação no mundo todo, principalmente para os agricultores. A agricultura, afinal, depende dos insetos para a polinização. Empresas viram no problema uma oportunidade de empreender e desenvolveram produtos para ajudar no combate ao colapso das abelhas. Por exemplo, sistemas de monitoramento de colmeias e até aluguel de abelhas.

O Futurando também vai dar continuidade à celebração dos 250 anos de nascimento do narutalista e explorador alemão, Alexander von Humboldt. Dessa vez vamos revelar o resultado do estudo dele sobre vulcões. Humboldt acabou fazendo descobertas científicas que hoje são essenciais para quem pesquisa e monitora o vulcanismo. Você vai saber como foi essa expedição desafiadora por uma paisagem lunar em plena América Latina.

O programa

O Futurando traz novidades sobre ciência, meio ambiente e tecnologia e é produzido todas as semanas pela redação brasileira da Deutsche Welle, em Bonn, na Alemanha.

O programa é exibido, no Brasil, pelo Canal Futura às terças-feiras, às 22h30 com reprise às quartas 16h30, quintas, sábados e segundas; pela Rede Minas aos sábados, às 14h30, com reprise às sextas-feiras, às 13h30; pela TV Brasil todas as terças, às 21h45, com reprise às quintas, às 3h15; pela TV Cultura as segundas-feiras às 19h15; pela TV Câmara Tupã todos os sábados às 18h, com reprise às terças-feiras, às 19h40 e pela TV Climatempo aos sábados às 9h30, com reprise às terças e aos domingos. Você também pode ver vídeos do programa no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro.

O Futurando é transmitido ainda em Moçambique pela Rede Tim, aos sábados, às 14h30.

Mais Notícias