Topo

Independentistas medem forças com Espanha em protesto no dia da Catalunha

11/09/2019 20h23

Barcelona, 11 set (EFE).- Milhares de pessoas se reuniram nesta quarta-feira no centro de Barcelona para celebrar o dia oficial da Catalunha, protestar pela independência da região da Espanha e exigir a liberdade dos líderes separatistas presos.

A Diada, nome da festa, é celebrada neste ano em meio às crescentes divergências entre os partidos independentistas e à expectativa pela próxima decisão judicial contra os políticos que participaram do processo separatista de 27 de outubro de 2017, que deve sair no começo de outubro.

Líderes de todas as forças independentistas da região, incluindo o presidente regional catalão, Quim Torra, participaram da manifestação, convocada pela organização Assembleia Nacional da Catalunha (ANC), cujo ex-presidente, Jordi Sánchez, é um dos presos.

Torra afirmou que a Diada marca um ponto de inflexão e destacou que, a partir de agora, focará no "objetivo da independência e no exercício da autodeterminação".

"Pedindo a liberdade para nossos companheiros, claro que sim, mas sabendo que cada direito que nos for negado voltará a ser exercido, começando pelo direito à autodeterminação", ressaltou.

Em discurso no Congresso dos Deputados, o primeiro-ministro interino da Espanha, Pedro Sánchez, desejou hoje que chegue um dia em que a Diada "seja a festa de todos os catalães e todas as catalãs e não de uma parte dos catalães".

Sánchez disse que seu governo e o Partido Socialista Operário Espanhol (PSOE) trabalham para que esse dia "chegue em breve".

"Hoje é um dia especialmente importante para um território do nosso país, um território que estimamos, que respeitamos e que reconhecemos, como é a Catalunha", destacou Sánchez.

Mais de 1 milhão de pessoas participaram da manifestação no ano passado, segundo estimativas da polícia catalã.

A ANC calcula que o protesto de hoje contou com a presença do mesmo número de pessoas, apesar da desunião no seio das forças separatistas. EFE

Mais Notícias