Topo

Incêndios incontroláveis na Bolívia já afetam pequenos povoados

11/09/2019 20h43

La Paz, 11 Set 2019 (AFP) - Os incêndios no leste da Bolívia, que destruíram 2 milhões de hectares de florestas e pastos, persistiam nesta quarta-feira e começaram a afetar pequenos povoados, com casas queimadas e a evacuação de famílias, informaram nesta quarta-feira diferentes fontes.

"Temos mais de 10 casas queimadas em uma comunidade e 15 comunidades sem energia elétrica" no departamento de Santa Cruz (leste), disse à rádio católica Fides o deputado dessa região Alcides Villagómez.

O povoado mais afetado pela queima de casas fica na zona de San Matías.

O chefe da Unidade Florestal da Prefeitura de Roboré, Rudy Vargas, declarou ao jornal La Razón que "infelizmente, voltamos a ser atacados pelo fogo" na comunidade próxima de Yororobá, onde vivem cerca de 40 famílias. "Para evitar vítimas, estamos realizando a evacuação".

Os ambientalistas culpam normas promulgadas durante o governo de Evo Morales de incentivarem a queima de florestas e pastos para ampliar a fronteira agrícola, mas o governo atribuiu o fenômeno ao clima seco, aos ventos e a pessoas que agem intencionalmente.

jac/llu/db

Mais Notícias