Topo

Corpo do ex-presidente Robert Mugabe chega ao Zimbábue

11/09/2019 11h56

Harare, 11 set (EFE).- O corpo do ex-presidente do Zimbábue, Robert Mugabe, que morreu na última sexta-feira, em Singapura, chegou nesta quarta à capital do país, onde era aguardado por centenas de cidadãos e as mais altas autoridades do Estado.

Envolto na bandeira nacional, o caixão foi recebido com tapete vermelho no aeroporto Robert Gabriel Mugabe, em Harare, por uma guarda de honra militar e pelo presidente Emmerson Mnangagwa.

Mugabe, que foi deposto em novembro de 2017 em um golpe militar sem derramamento de sangue, após quase 40 anos de mandato, morreu aos 95 anos de idade após permanecer cinco meses internado em um hospital no país asiático.

Seus restos mortais serão transferidos para o Estádio Rufaru, em Harare, onde amanhã e sexta-feira seus compatriotas poderão se despedir do ex-presidente.

Já no sábado, em princípio, o corpo de Mugabe será levado ao Estádio Nacional de Harare para a celebração de um funeral de Estado, que deve contar com a presença de diplomatas e líderes estrangeiros.

O local de seu sepultamento segue desconhecido, em uma disputa entre o governo, que deseja enterrá-lo no domingo no Acre dos Heróis - um santuário reservado exclusivamente para heróis nacionais - e a família Mugabe, garantindo que - segundo o desejos do ex-presidente - ele deveria ser enterrado em Zvimba, sua cidade natal.

Outras fontes do governo abriram nos últimos dias a possibilidade de que o enterro seja adiado até que o corpo de Mugabe viaje pelas dez províncias do país, onde militantes do governante União Nacional Africana do Zimbábue-Frente Patriótica (ZANU-PF, na sigla em inglês) manifestaram seus desejos de se despedir do antigo líder. EFE

Mais Notícias