Topo
Notícias

Empresas criam soluções para sistemas de combate a incêndio

02/09/2019 15h27

SÃO PAULO, 2 SET (ANSA) - Episódios de incêndios têm se repetido nas manchetes do mundo inteiro nos últimos meses. Desde as chamas que destruíram o Museu Nacional do Rio de Janeiro e a Catedral de Notre-Dame em Paris até a tragédia no centro de treinamento do Flamengo e as recentes queimadas na Amazônia. Diante disso, diversas empresas têm buscado soluções para atualizar - e melhorar - sistemas de prevenção e combate a incêndios. No setor de tubos, válvulas, bombas, conexões e componentes - materiais essenciais para a fabricação de mangueiras, extintores, hidrantes e sprinklers-, as inovações são várias.   


A empresa brasileira Remadi, que atua com conexões galvanizadas e metais hidráulicos, tem apostado no chamado "sistema grooved", também conhecido como "sistema ranhurado".   


"Tratam-se de conexões e acoplamentos com ranhuras que substituem a utilização das roscas em tubos e conexões", explicou David Campos, gerente comercial da companhia. "Antigamente, tanto a rosca como a solda eram, principalmente, os mais utilizados em sistemas de combate a incêndios e em tubulações. Esse novo sistema grooved é a união de tubos e conexões através de acoplamentos", disse à ANSA. De acordo com Campos, o modelo, hoje utilizado no combate a incêndio, futuramente poderá ser uma alternativa para os outros segmentos, como petróleo e água potável, que exigem a rosca ou a solda.   


Já a IPC Brasil, com operações em Santa Catarina e Rio Grande do Sul, vai lançar a GIPP Fire Protection, uma linha de combate a incêndio feita de conexão de ferro maleável.   


"Temos válvulas de esfera, de controle de fluídos, de controle de temperatura e pressão, além de registros de gaveta em bronze e latão", contou o CEO da empresa, Flávio Paiva Paiva. "Esse conjunto de produtos compõe a Linha Fire Protection, destinado a clientes que atuam no combate e prevenção contra incêndio", acrescentou.   


O lançamento deve ocorrer durante a Feira Internacional de Tubos, Válvulas, Bombas, Conexões e Componentes (Tubotech), programada para acontecer entre 1 e 3 de outubro, em São Paulo. O evento, que chega à sua 10 edição, é realizado pela Associação Brasileira da Indústria de Tubos e Acessórios de Metal (Abitam) e organizado e promovido pela Cipa Fiera Milano.   


(ANSA)
Veja mais notícias, fotos e vídeos em www.ansabrasil.com.br.



Notícias