Topo

Daimler fabricará caminhões da Mercedes na China, dizem fontes

21/08/2019 10h08

Por Yilei Sun e Brenda Goh

XANGAI (Reuters) - A montadora alemã Daimler planeja construir caminhões da marca Mercedes Benz na China ao renovar as fábricas de sua joint venture local, segundo um documento visto pela Reuters e duas fontes familiarizadas com o assunto.

O plano vai aprofundar a aliança entre a Daimler e sua parceira chinesa de joint venture Beiqi Foton, e ocorre após a compra de uma participação de 5% na Daimler no mês passado pela parceira da Mercedes Benz, a Beijing Automotive Group, controladora da Foton.

"A localização dos caminhões da marca Mercedes Benz havia sido planejada anos antes, então não tem nada a ver com a compra recente do grupo na Daimler", disse uma fonte.

Em 2016, a então chefe do setor de caminhões da Daimler disse à imprensa alemã que planejava fabricar caminhões Actros da marca Mercedes Benz na China até o final da década. Nenhum detalhe do plano foi relatado ou anunciado.

A joint venture planeja renovar sua terceira fábrica, que terá uma capacidade anual de 60 mil caminhões, e expandir a capacidade em sua segunda fábrica para 100 mil unidades, 60 mil atualmente, de acordo com um documento no site da JV. O valor do investimento não foi divulgado.

Fundada em 2012, a joint venture de caminhões vendeu pouco mais de 100 mil unidades na China no ano passado. A Daimler está buscando desenvolver ainda mais seu negócio de caminhões com a Foton, mas a falta de uma cadeia de fornecimento sólida na China continua sendo um obstáculo, disseram as fontes.

Mais Notícias