Topo

Deputados do Reino Unido querem banimento de viva-voz em carros

aplicativo seguro mais barato celular no suporte carro veículo automóvel - Divulgação
aplicativo seguro mais barato celular no suporte carro veículo automóvel Imagem: Divulgação
do UOL

Do UOL

Em São Paulo (SP)

13/08/2019 14h01

Para um bloco deputados do Reno Unido, o uso de celulares para chamadas dentro dos carros deve ser banido, mesmo sem que se precise segurar o aparelho, apenas utilizando o sistema de som do veículo ou o viva-voz do telefone.

Segundo o comitê, qualquer tipo de uso de telefone no trânsito pode causar consequências catastróficas. Os deputados justificam a proposta citando um aumento de acidentes relacionados ao uso de celular na última década. Em 2017, ocorrências deste tipo provocaram 43 mortes e 135 feridos graves.

O comitê alega também que as taxas de fiscalização caíram no Reino Unido em dois terços desde 2011. As multas pelo uso do celular dobraram em 2017, e por isso os deputados acreditam que a punição por esta infração deveria ser revisada e aumentada. Atualmente o infrator fica com seis pontos na carteira e uma multa de 200 libras (R$ 954).

Embora reconheça que existem desafios práticos, o comitê recomenda que o governo inicie uma consulta pública sobre a criminalização do uso de dispositivos viva-voz pelos motoristas. Presidente do comitê, Lilian Greenwood disse que muitos motoristas continuam a violar a lei usando celulares no trânsito, apesar dos riscos.

"Se o uso de telefones celulares durante a condução deve se tornar tão socialmente inaceitável quanto dirigir embriagado, muito mais esforço precisa ser feito para educar os motoristas sobre os riscos e as consequências do uso de um telefone celular ao volante. Os infratores também precisam saber que há um grande risco de forem pegos, e que há sérias consequências."

"Há também uma impressão enganosa de que o uso de celular com as mãos livres é seguro. A realidade é que qualquer uso de telefone distrai a capacidade do motorista de prestar atenção total, e o governo deveria considerar a extensão da proibição para isso."

Organizações britânicas de serviços automotivos, como RAC e AA, apoiam o comitê. Edmund King, o presidente do AA, disse: "os infratores acham que a chance de serem pegos é mínima. Após uma redução de oficiais de trânsito especializados em um terço, uma boa medida seria ter mais policiais em carros tendo como alvo quem usa telefone."

Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{user.alternativeText}}
Avaliar:

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Notícias