Topo

Terremoto de 5,1 graus de magnitude atinge Atenas

19/07/2019 10h18

Atenas, 19 jul (EFE).- Um terremoto de 5,1 graus de magnitude na escala Richter sacudiu nesta sexta-feira a capital da Grécia, Atenas, e deixou uma pessoa ferida e diversos danos em estruturas, segundo informou o Instituto Geodinâmico do Observatório Nacional.

O sismo ocorreu a 12 quilômetros de profundidade às 14h13 (horário local, 8h13 de Brasília) e o epicentro foi localizado 23 quilômetros ao noroeste de Atenas.

O Observatório Nacional informou ainda de dez réplicas, a mais forte de 4,3 graus na escala Richter, que se seguiram ao primeiro tremor.

Por sua parte, o Centro Sismológico Euro-Mediterrâneo calculou a magnitude do terremoto em 5,3 graus na escala Richter.

O coordenador do centro de ambulâncias da região de Ática informou à Agência Efe que, por enquanto, só foram acionados para atender uma pessoa: uma turista ferida levemente pelo desprendimento do gesso de um muro no Museu Arqueológico de Atenas, que caiu sobre ela.

De acordo com a Defesa Civil, dez edifícios desabaram em Atenas e nos arredores, todos eles desabitados e sem causar vítimas. Um deles caiu em Ermou, uma das principais ruas comerciais do centro da capital.

Além disso, a Defesa Civil registrou cortes de eletricidade e nos serviços telefônicos imediatamente depois do terremoto.

Segundo informou o serviço de bombeiros à Efe, por enquanto foram recebidas 15 solicitações, todas de pessoas que ficaram presas em elevadores após os cortes de eletricidade.

Centenas de pessoas saíram às ruas no centro de Atenas, preocupadas com terremoto, que foi sentido com força devido à sua pouca profundidade e que durou cerca de 15 segundos.

Segundo a imprensa local, o sismo foi sentido em toda a região de Ática, onde vive quase metade da população do país, além de áreas contíguas como Corinto e a ilha de Evia. EFE

Mais Notícias