Topo

Irã insinua que EUA abateram por engano seu próprio drone em Ormuz

19/07/2019 04h06

Teerã, 19 jul (EFE).- O Ministério das Relações Exteriores do Irã insistiu nesta sexta-feira que seu país não perdeu um avião não tripulado no Estreito de Ormuz e advertiu aos Estados Unidos que esta região está localizada na sua fronteira, após o anúncio de Washington sobre ter derrubado um drone iraniano.

"Não perdemos nenhuma aeronave não tripulada no Estreito de Ormuz ou em qualquer outro lugar, estou preocupado que o USS Boxer tenha abatido sua própria aeronave não tripulada por engano!", disse no Twitter, o vice-chanceler iraniano Abbas Araghchi.

Veja também

Então ele respondeu às declarações do presidente americano, Donald Trump, que disse ontem que um projétil disparado do navio de assalto anfíbio americano Boxer derrubou o drone iraniano quando estava a quase um quilômetro de distância.

"Esta é a última das muitas ações provocativas e hostis por parte do Irã contra navios que navegam águas internacionais", denunciou Trump.

Por sua parte, o ministro das Relações Exteriores iraniano, Mohammad Javad Zarif, lembrou hoje a Trump que o Estreito de Ormuz fica localizado na sua fronteira e não perto dos EUA.

Zarif, que está em Nova York, postou em sua conta oficial no Twitter um mapa mostrando a posição exata do Irã, dos EUA e de Ormuz, acompanhado de um breve "lembrete".

Mais cedo, o chefe da diplomacia disse à sua chegada à sede das Nações Unidas que, de acordo com as informações recebidas de Teerã, não há informações sobre "a perda de uma aeronave não tripulada".

Em 20 de junho, o Irã relatou o abate de um drone americano, também no Estreito de Ormuz, alegando que havia violado seu espaço aéreo, que foi rejeitado por Washington.

Como resposta a esse incidente, Trump chegou a aprovar um ataque seletivo contra o Irã, mas finalmente suspendeu a ordem pouco antes que o Pentágono a executasse por considerar que não teria sido uma resposta proporcional à derrubada do drone. EFE

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Irã insinua que EUA abateram por engano seu próprio drone em Ormuz - BOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao BOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Notícias