Topo

Trump desautoriza Pentágono e justifica opção da Turquia por mísseis russos

16/07/2019 18h13

Washington, 16 jul (EFE).- O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, jogou por terra nesta quarta-feira meses de trabalho do Pentágono ao justificar a opção do presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, de comprar o sistema antimísseis S-400, de fabricação da Rússia, e culpar seu antecessor, Barack Obama.

"Ele (Erdogan) queria comprar nossos mísseis Patriot, mas nós não os vendíamos. E, veja, ele queria realmente comprá-los", afirmou Trump a jornalistas pouco antes de uma reunião com os secretários de governo na Casa Branca.

Veja também

"Por causa do fato que eles (a Turquia) compraram os mísseis russos, nós não estamos autorizados a vender a eles aeronaves avaliadas em bilhões de dólares", continuou Trump.

Após a decisão de Erdogan de adquirir o sistema antimísseis russo, o governo dos EUA decidiu suspender as negociações para a venda de caças F-35 à Turquia, uma operação que chegou a ser anunciada pelos dois países em junho.

"Não é uma situação justa", lamentou Trump.

Horas antes das declarações do presidente americano, o futuro secretário de Defesa dos EUA, Mark Esper, disse em uma audiência no Senado que o acordo entre Turquia e Rússia decepcionou a Casa Branca e ressaltou que Erdogan não poderia ter as duas coisas.

O centro da polêmica é a venda da Rússia para a Turquia do S-400 por US$ 2,5 bilhões. O sistema é um dos orgulhos da indústria armamentista russa, que garante que o dispositivo é capaz de derrubar caças ou mísseis de cruzeiro a uma distância de até 250 quilômetros.

Tanto o Pentágono como a Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), aliança militar da qual a Turquia faz parte, criticaram a decisão de Erdogan, já que os sistemas de defesa russos não são compatíveis com os utilizados pelos integrantes do grupo.

No entanto, Trump disse hoje estar otimista sobre a possibilidade de encontrar uma saída que satisfaça a todas as partes envolvidas.

"Veremos o que vai ocorrer, mas realmente não é justo. Não é que eu tenha apego aos países, ou apego à Turquia, mas tenho uma boa relação com Erdogan", concluiu Trump. EFE

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Trump desautoriza Pentágono e justifica opção da Turquia por mísseis russos - BOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao BOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Notícias